939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quinta-feira, Janeiro 22, 2026
AtualidadeDestaquesNotíciasRegistosSociedade

Chuva e vento forte colocam Santa Maria da Feira sob aviso amarelo

165visualizações

Santa Maria da Feira vai estar sob aviso amarelo nas próximas horas, com previsão de chuva intensa e vento forte. O IPMA alerta para um agravamento das condições meteorológicas a partir das 15h00 desta quinta-feira, podendo ocorrer inundações, quedas de árvores e dificuldades na circulação.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o concelho de Santa Maria da Feira sob aviso amarelo, devido à previsão de agravamento das condições meteorológicas entre as 15h00 desta quinta-feira, dia 22, e as 03h00 de sexta-feira, dia 23. A chuva e o vento vão marcar as próximas horas, levando as autoridades a reforçar o apelo à prevenção.

Segundo o IPMA, está prevista precipitação por vezes forte durante a tarde de quinta-feira, entre as 15h00 e as 21h00, seguindo-se um período de vento intenso, com rajadas que podem atingir os 75 quilómetros por hora, a partir das 21h00 e durante a madrugada de sexta-feira.

Perante este cenário, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Santa Maria da Feira alerta para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio, inundações em zonas urbanas, cheias em rios e ribeiras, dificuldades de drenagem — sobretudo em períodos de preia-mar —, bem como para a queda de ramos ou árvores e o arrastamento de objetos ou estruturas mal fixadas para as vias públicas. A instabilidade do solo poderá ainda provocar deslizamentos ou derrocadas, especialmente em áreas mais vulneráveis.

A Proteção Civil recomenda à população a adoção de medidas de prevenção e autoproteção, como a limpeza dos sistemas de escoamento de águas pluviais, a correta fixação de estruturas soltas, a evicção da circulação ou estacionamento junto de zonas arborizadas e a remoção de máquinas, alfaias agrícolas e animais de áreas ribeirinhas suscetíveis a inundações. É ainda aconselhada uma condução defensiva, com redução da velocidade, evitando atravessar zonas inundadas.

As autoridades apelam à atenção da população às informações meteorológicas e às indicações da Proteção Civil e das forças de segurança, lembrando que muitos dos efeitos destas condições adversas podem ser prevenidos ou minimizados com comportamentos responsáveis.

Leave a Response