939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Terça-feira, Dezembro 30, 2025
AtualidadeCulturaDestaquesNotíciasRegistos

Cerca de 150 crianças despedem-se da chupeta em Perlim

78visualizações

Cerca de centena e meia de crianças, oriundas de vários pontos do país, entregaram as suas chupetas ao Pai Natal de Perlim, no exterior do Castelo de Santa Maria da Feira. A iniciativa decorre até esta terça-feira, 30 de dezembro, data de encerramento do parque temático natalício, e integra uma das grandes novidades desta edição: o projeto Guardião das Chupetas.

Pensado para transformar o desmame da chupeta num momento positivo, o projeto associa coragem e determinação à magia do Natal. Sempre que o sino da Casa do Pai Natal toca, assinala-se a superação de mais uma criança.

O ritual é conduzido pelo Pai Natal e pelas suas ajudantes, que acolhem as crianças neste momento simbólico. Algumas chegam já decididas a despedir-se do seu “primeiro tesouro”; outras tomam a decisão no local, de forma espontânea e voluntária, após interagirem com as personagens. “Muitas vezes, custa mais aos pais do que aos filhos”, conta Andrea Carvalho, ajudante do Pai Natal, recordando a emoção de várias mães no momento da entrega.

Fernando Ferreira, que encarna o Pai Natal pelo segundo ano consecutivo em Perlim, destaca o sentido de missão com que vive a experiência. Empresário do setor do calçado em Oliveira de Azeméis e membro de um grupo de teatro amador, encontrou no evento de Santa Maria da Feira a magia natalícia que o motiva a regressar. Avô, defende a continuidade do projeto, sublinhando que “é sempre um gesto voluntário, um incentivo para a criança e nunca uma obrigação ou um trauma”.

Na Lapónia de Perlim, junto ao Castelo da Feira, cada chupeta entregue é recolhida pelos elfos e pendurada no Carrossel das Chupetas, onde se transforma simbolicamente numa estrela cintilante, iluminando os céus de Santa Maria da Feira ao longo de toda a quadra natalícia.

Leave a Response