Chuva e vento fortes colocam distrito sob aviso amarelo

O distrito de Aveiro encontra-se esta terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e vento fortes, válido até às 15h. Há também um alerta amarelo para agitação marítima, que se prolonga até à madrugada de quarta-feira.
Esta terça-feira começa com chuva em quase todo o país. Apenas os distritos de Bragança e da Guarda permanecem sem aviso, enquanto o restante território continental está sob aviso amarelo.
O Comando Distrital da GNR de Aveiro recomenda especial atenção na estrada. Os condutores devem reduzir a velocidade, aumentar a distância de segurança e redobrar os cuidados ao volante face às condições meteorológicas adversas.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a depressão Bram, originada no Atlântico Ocidental e nomeada pelo Serviço Meteorológico da Irlanda, está a avançar em direção ao arquipélago dos Açores e segue depois para a Irlanda. Esta depressão traz consigo uma superfície frontal fria, de atividade moderada a forte, que atravessará gradualmente o território continental esta terça-feira, de noroeste para sudeste, atingindo o sul do país apenas durante a madrugada e manhã de quarta-feira.
O IPMA prevê chuva persistente, por vezes forte, começando hoje de manhã no Minho e Douro Litoral e estendendo-se às restantes regiões ao longo do dia. O episódio será acompanhado de vento forte do quadrante sul, especialmente no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas entre 70 e 90 km/h, sobretudo nas regiões Norte e Centro.
Além disso, mantém-se a agitação marítima forte na costa ocidental, com ondas de oeste/noroeste entre 4 e 5,5 metros de altura significativa, podendo temporariamente atingir o oeste/sudoeste a norte da foz do rio Douro, até à manhã de quarta-feira.








