Panattoni Iberia avança com centro de distribuição da Action em Santa Maria da Feira

A Panattoni Iberia vai desenvolver em Santa Maria da Feira o primeiro centro de distribuição da retalhista não alimentar Action em Portugal. O projeto, denominado Panattoni Park Porto South, erguer-se-á no parque logístico LUSOPARK e representa o quarto investimento da promotora no país, bem como a quarta colaboração entre a Panattoni e a Action na Europa.
Implantado num terreno de 109.000 m², o futuro armazém contará com 60.000 m² de área bruta locável, reforçando a importância estratégica de Santa Maria da Feira no mapa logístico nacional. De acordo com a Panattoni Iberia, a localização, junto à A1, eixo responsável por cerca de 80% do fluxo do PIB português, e a apenas 2,5 km do nó da A47, garante acessos privilegiados aos principais corredores logísticos e à Área Metropolitana do Porto.
O LUSOPARK já acolhe empresas de renome, como Faurecia e Flex, e prepara-se para receber também a Lufthansa, reforçando o estatuto de Santa Maria da Feira como polo industrial e logístico de alta relevância.
A construção ficará a cargo da EIGO Construcciones, que atuará como promotora. O armazém incluirá três zonas totalmente climatizadas, uma altura livre de 10,65 metros, 2.615 m² de escritórios e 48 cais de carga distribuídos por três das quatro fachadas. O complexo oferecerá ainda 87 lugares para pesados, postos de carregamento para veículos elétricos e 469 lugares para ligeiros, contribuindo para reduzir o congestionamento e melhorar a fluidez interna do parque.
“Este novo projeto reforça o nosso compromisso em estar onde os nossos clientes precisam. É um orgulho que a Action tenha confiado à Panattoni o desenvolvimento do seu primeiro armazém em Portugal, em instalações modernas e sustentáveis, numa localização de excelência e onde contámos, desde o primeiro dia, com o apoio das autoridades locais, em especial da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira“, refere Gustavo Cardozo, Diretor Geral e Partner da Panattoni Iberia.
Fachada dos escritórios homenageia identidade local com cortiça
Uma das particularidades do projeto está na homenagem à identidade local: a fachada dos escritórios integrará cortiça, reconhecendo a reputação internacional de Santa Maria da Feira e região na produção deste material. Em matéria energética, o centro disporá de 5 MW de capacidade instalada e incluirá uma central fotovoltaica de 500 kW.
O Panattoni Park Porto South aspira ao nível BREEAM Outstanding, o mais elevado desta certificação, superando os padrões de sustentabilidade em áreas como energia, gestão, materiais, saúde e bem-estar, mobilidade, ecologia e inovação.
Com este desenvolvimento, a Panattoni consolida a sua presença em Portugal, somando-o aos projetos de Valongo, Santarém e Lisbon-City, totalizando 255.000 m² de GLA nos primeiros cinco anos de atividade na Península Ibérica. Santa Maria da Feira afirma-se assim como um dos principais pontos de expansão logística do país.









