Investigação de Rui Pedro Neves duplamente distinguida vai ser publicada na Revista de Guimarães

O investigador lourosense Rui Pedro Neves recebeu, em apenas três dias, uma Menção Honrosa do Prémio A. de Almeida Fernandes 2025 e o Prémio de História Alberto Sampaio 2025. O estudo “O Domínio do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra: formação, composição e exploração (1131–1181)” será agora editado na prestigiada Revista de Guimarães.
Na passada sexta-feira, Rui Pedro Neves recebeu a Menção Honrosa numa sessão solene realizada na Câmara Municipal de Ponte de Lima, distinção atribuída ao estudo que submeteu ao Prémio A. de Almeida Fernandes. Já esta segunda-feira, 1 de dezembro, a Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães, entregou-lhe o Prémio Alberto Sampaio 2025. A Sintonia já tinha dado nota destas duas distinções em notícias anteriores.
O galardão — instituído pelos municípios de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, em conjunto com a Sociedade Martins Sarmento e sob direção científica da Academia de Ciências de Lisboa — reconheceu o estudo “O Domínio do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra: formação, composição e exploração (1131–1181)”, da autoria do investigador.
A atribuição do prémio sublinha o papel da Sociedade Martins Sarmento, instituição com 144 anos de história e responsável pela publicação da Revista de Guimarães, considerada uma referência nacional e internacional nas Ciências Sociais e Humanas. O trabalho de Rui Pedro Neves será publicado na prestigiada revista, sendo já apontado como uma contribuição relevante para a Historiografia Medieval Portuguesa.
A cerimónia contou com a presença de diversas personalidades ligadas à História, além de familiares, amigos e representantes da Junta de Freguesia de Lourosa, terra natal do investigador.
Natural de Lourosa, Rui Pedro Rodrigues Neves é licenciado em História (2017) e mestre em História Medieval (2024) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Atualmente, é investigador no Centro de Estudos de História da Sociedade e da Cultura, desenvolvendo trabalho no campo das Humanidades, com especial destaque para a História Medieval. A sua investigação aborda temas como História Religiosa, História da Morte, Paleografia, Codicologia e Sigilografia.









