939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quarta-feira, Novembro 26, 2025
AtualidadeDesportoDestaquesNotíciasRegistos

Ricardo Gomes supera-se em Tóquio e estabelece nova marca pessoal

Ricardo Gomes terminou a maratona em 12º lugar. Foto: DR
50visualizações

Ricardo Gomes, atleta de Santa Maria da Feira, alcançou o 12.º lugar na maratona dos Jogos Surdolímpicos, em Tóquio, concluindo a prova em 2:38:45 horas e estabelecendo uma nova marca pessoal. A representar Portugal, o maratonista classificou o resultado como “excelente”, sublinhando que funciona como um incentivo para “melhorar ainda mais”.

Nos Jogos Surdolímpicos, Ricardo Gomes destacou-se ao cortar a meta na 12.ª posição, fruto de uma estratégia calculada. “A prova foi exigente, com adversários muito fortes. Tive de ser inteligente do início ao fim e optei por uma abordagem de trás para a frente”, explicou. “Como havia muitos adversários fortes, tive de gerir o esforço respetivo ao meu corpo e ataquei no momento certo”, acrescentou.

O atleta integrou a comitiva portuguesa naquela que se tornou a edição mais bem-sucedida de sempre para Portugal, com um total de seis medalhas: três de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Em destaque estiveram Margarida Silva, com duas medalhas de ouro (800 m e 5000 m) e uma de prata (1500 m) no atletismo; André Soares, com uma prata (contrarrelógio individual) e um bronze (corrida de pontos) no ciclismo; e Joana Santos, que conquistou o ouro no judo (-57 kg).

A competição, que arrancou a 15 de novembro e encerrou esta quarta-feira, reuniu cerca de três mil atletas. Portugal esteve representado por 13 atletas de cinco modalidades: atletismo, judo, ciclismo, natação e tiro.

Leave a Response