939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Segunda-feira, Novembro 10, 2025
AtualidadeDestaquesNotíciasRegistosSociedade

Mais um passadiço do Rio Uíma em curso une três freguesias da Feira

92visualizações

Está em curso mais um troço do Passadiço do Rio Uíma, um percurso pedonal com cerca de 3,2 quilómetros que vai unir as freguesias de Caldas de São Jorge, Pigeiros e Escapães. A obra, promovida pela Câmara Municipal, representa um investimento superior a 1,3 milhões de euros e integra a 4.ª fase da Requalificação Ambiental das Margens do Rio Uíma, um projeto que tem vindo a valorizar este importante corredor ecológico do território.

O novo traçado acompanha o rio ao longo das três freguesias e tem a particularidade de ligar dois parques de lazer — o Parque da Várzea, em Pigeiros, e o Parque de Nadais, em Escapães. Entre margens arborizadas e zonas rurais, o percurso combina troços em saibro e passadiços de madeira sobrelevados nas áreas mais húmidas, garantindo segurança e integração paisagística.

Quando concluído, o passadiço contará com espaços de descanso e estadia, equipados com mesas, bancos e pontos de informação ambiental, além de duas zonas de estacionamento junto aos parques de lazer, para facilitar o acesso de munícipes e visitantes.

Para assegurar a conservação deste e dos restantes percursos pedonais do concelho, a autarquia vai criar uma brigada de manutenção permanente, responsável pela limpeza e boas condições de utilização dos passadiços.

O presidente da autarquia, Amadeu Albergaria, destaca que esta intervenção é “um trabalho contínuo que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver ao longo dos anos, com resultados muito visíveis na valorização do território e na relação das pessoas com a natureza”. Segundo o autarca, “tornou-se evidente o potencial e a necessidade de prolongar o percurso entre Caldas de S. Jorge e Escapães, passando por Pigeiros, criando novas ligações e renovando espaços de lazer”.

Amadeu Albergaria sublinha ainda que esta nova fase “vai permitir requalificar as margens do rio e criar percursos acessíveis que conciliam natureza, bem-estar e inclusão. Queremos que todos, as famílias, as crianças, os seniores ou as pessoas com mobilidade reduzida, possam usufruir do Rio Uíma, em segurança e em harmonia com o meio envolvente”.

A Requalificação Ambiental das Margens do Rio Uíma é um projeto de continuidade que alia sustentabilidade, lazer e valorização do património natural, integrando a estratégia municipal de promoção da mobilidade suave e da criação de espaços verdes acessíveis a todos.

A 4.ª fase da requalificação é financiada pelo programa Norte 2030 – Programa Regional do Norte. A empreitada arrancou em setembro deste ano e deverá estar concluída no final de 2026 .

Leave a Response