939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Sexta-feira, Novembro 7, 2025
AtualidadeDesportoDestaquesNotíciasRegistos

Lourosa indignado com decisão da Liga: jogo “em casa” será disputado a mais de 500km

93visualizações

O Lusitânia de Lourosa vai percorrer mais de 500 quilómetros para jogar “em casa” no duelo frente ao União de Leiria referente à 11ª jornada da II Liga, que se disputa este domingo, às 20h30, no Estádio do Algarve. O clube já se pronunciou, considerando a situação “inadmissível” e que transmite uma “imagem pouco digna” do futebol profissional português.

Sem poder contar com o seu estádio, que ainda se encontra em obras, o Lourosa apontou – como tem vindo a fazer desde o início da época – o Estádio Municipal de Barcelos como alternativa. Contudo, segundo a Liga Portugal, apesar do Gil Vicente atuar fora no próximo fim de semana, uma intervenção no relvado do estádio impede que o clube lourosense receba a União de Leiria naquele local.

Face a estas circunstâncias, a Liga confirmou esta quinta-feira, em comunicado, a realização do jogo no Estádio do Algarve — recinto situado a mais de 500km da cidade de Lourosa, no concelho de Faro —, onde o Lusitânia de Lourosa jogará na condição de visitado frente à União de Leiria.

O Lourosa já reagiu com um comunicado oficial, no qual manifesta forte descontentamento com a decisão final. O clube explica que, antes da confirmação da Liga, tinha assegurado a realização do jogo no Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa (Olival), com o apoio do presidente do FC Porto, André Villas-Boas, e o aval inicial do União de Leiria.

Segundo o comunicado, a partida estava agendada para 9 de novembro, às 14h, mas uma solicitação do FC Porto obrigou a antecipar o início para as 11h, o que não foi aceite pelo adversário. Essa recusa terá inviabilizado a realização do encontro no Olival, levando a Liga Portugal a designar o Estádio do Algarve como palco do jogo.

O clube de Lourosa afirma que “estes factos revestem-se de contornos absolutamente incompreensíveis“, sublinhando que a distância “inibe claramente os sócios e adeptos de marcarem presença e apoiarem entusiástica e aguerridamente a sua equipa“.

O comunicado acrescenta ainda que a realização do jogo em Faro gera constrangimentos logísticos, dado que o recinto acolherá, no mesmo dia, o jogo Damaiense–Rio Ave, da Liga BPI.

Num momento particularmente desafiante, porque temos a nossa fortaleza a ser alvo de obras de adaptação para podermos cumprir os requisitos com os quais estamos, muito orgulhosamente comprometidos por nos encontrarmos a competir na Liga Portugal 2 Meu Super, todos os envolvidos na decisão de nos colocar a jogar no Estádio do Algarve, no próximo dia 9 de novembro, pelas 20h30, tudo parece fazerem para não dignificar o futebol profissional, a justiça desportiva, e sobretudo o tão anunciado fair play, estando bem mais empenhados em transmitir uma imagem pouco digna, mais condizente com o paradigma vigente que anunciam, aos setes ventos, tanto quererem mudar“, pode ler-se no comunicado.

Apesar da contestação, o Lusitânia de Lourosa garante que “tudo fará para honrar, em campo, a integridade e a verdade desportiva”, procurando conquistar os três pontos “onde quer que se encontre e em que circunstância for”.

A partida entre Lusitânia de Lourosa e União de Leiria realiza-se este domingo, 9 de novembro, às 20h30, no Estádio do Algarve.

Leave a Response