939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quinta-feira, Novembro 6, 2025
AtualidadeCulturaDestaquesNotíciasRegistos

Lenda do Monte Coteiro ganha vida no auditório da Tuna Musical Mozelense

61visualizações

Espetáculo “Aziza e Taio” será apresentado a 15 de novembro, na Tuna Musical Mozelense, e une teatro, música e dança para homenagear uma das histórias mais emblemáticas de Mozelos. Esta iniciativa integra as comemorações dos 135 anos da coletividade de Mozelos. 

A Tuna Musical Mozelense estreia, no próximo dia 15 de novembro, às 21h30, no seu auditório, a peça “Aziza e Taio”, uma recriação cénica da célebre Lenda do Monte Coteiro. Integrado no Programa de Apoio à Cultura da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o espetáculo propõe uma viagem ao século XI, trazendo ao palco a história de amor entre uma princesa moura e um soldado romano, personagens que, segundo a lenda local, terão vivido juntos num palácio subterrâneo construído no monte.

A narrativa, registada na pedra que acolhe os visitantes à entrada do Monte Coteiro, conta que o casal, apesar da oposição das suas famílias, encontrou uma forma de permanecer unido, vivendo em harmonia e longe do conflito das suas origens. “O que se diz também é que em noites “de muito luar” é possível ver os dois apaixonados a passear pelos seus domínios, de mãos dadas“, refere a Tuna Musical Mozelense.

O espetáculo apresenta-se como uma experiência imersiva, combinando teatro, música e dança. A direção artística é de Mário Sá, estando as coreografias a cargo do Grupo de Dança Medieval da Tuna Musical Mozelense, orientado por Sandra Lucas. A componente musical será interpretada ao vivo pelo Momentum Quartet e pelo Grupo de Música Medieval Alvorada, criando uma atmosfera histórica e envolvente.

Esta apresentação integra as comemorações do 135.º aniversário da Tuna Musical Mozelense, que prosseguem no dia seguinte com o Dia do Associado, marcado por arruada, concerto e convívio de S. Martinho.

Leave a Response