Operação da GNR com ramificações em Santa Maria da Feira leva à detenção de oito suspeitos de tráfico

Uma operação da GNR que decorreu na passada sexta-feira nos concelhos de Vila Nova de Gaia, Porto, Santa Maria da Feira e Grândola resultou na detenção de oito pessoas suspeitas de tráfico de droga e na apreensão de milhares de doses de estupefacientes, além de armas, viaturas e quase 200 mil euros em dinheiro vivo.
A investigação, conduzida pelo Comando Territorial do Porto, incluiu o cumprimento de 24 mandados de busca, entre os quais 12 domiciliárias, nove em viaturas, duas em garagens e uma num armazém — alguns deles localizados no concelho de Santa Maria da Feira, onde a rede teria pontos de apoio logístico e movimentação de droga.
Entre os detidos, estão cinco homens com idades entre os 29 e os 67 anos e três mulheres, entre os 56 e os 59 anos. Segundo a GNR, o grupo terá atuado em articulação, distribuindo estupefacientes a partir da área metropolitana do Porto para outros pontos do país.
No total, foram apreendidas mais de 4.700 doses de droga, incluindo 1.499,85 de cocaína, 3.220,22 de haxixe, 98 de canábis e 137 pastilhas e cristais de MDMA/ecstasy, além de 192.843 euros em numerário.
Durante as buscas, as autoridades encontraram também armas de fogo — entre elas uma espingarda com silenciador e mira telescópica, duas pistolas e 177 munições de diversos calibres —, bem como seis veículos, 29 telemóveis, sete balanças de precisão, facas com vestígios de droga e vários manuscritos relacionados com o tráfico.
Na lista de apreensões constam ainda um equipamento “jammer”, usado para bloquear sinais de radiofrequência, um cofre, uma botija de óxido nitroso, além de chapas de matrícula falsas e um veículo furtado em França com 830 doses adicionais de cocaína.
Os suspeitos foram presentes ao Tribunal Judicial do Porto, aguardando-se a divulgação das medidas de coação aplicadas.








