Filipa Reis conquista quatro medalhas europeias em Albufeira

Filipa Reis conquistou quatro medalhas no 8.º Campeonato da Europa Open de Síndrome de Down. A atleta da Feira Viva Natação Adaptada foi vice-campeã europeia em três estilos de natação e conquistou ainda uma medalha de bronze.
Diretamente de Albufeira com vista ao topo europeu. Assim foi a participação de Filipa Reis no Campeonato da Europa da DSISO – Down Syndrome International Swimming Organisation.
Integrada no lote de 11 convocados da seleção portuguesa, a atleta de Santa Maria da Feira foi vice-campeã europeia aos 200m Estilos, e 200m Mariposa, tendo conquistado também o 2º lugar na estafeta mista de 4x50m Livres com os nadadores Diogo Matos, Matilde Gaspar e Filipe Santos.

No grande palco europeu da superação e inspiração, Filipa Reis superou-se ainda para alcançar o 3º lugar nos 400m Estilos com o tempo de 7.52,31, um recorde pessoal.
Presente na comitiva de treinadores da seleção portuguesa, a treinadora da Feira Viva Natação Adaptada, Carla Cardoso, destaca o desempenho de alto nível da atleta de Santa Maria da Feira. “A Filipa esteve a um nível muito bom, com uma grande capacidade de superação, estamos muito surpreendidos e orgulhosos pela sua exibição no Europeu e pelas quatro medalhas que traz consigo”. “É resultado do trabalho árduo que tem vindo a ser feito pela Filipa ao longo do ano”, destaca Carla Cardoso.
Para Paulo Sérgio Pais, diretor-geral da empresa municipal Feira Viva Cultura e Desporto, a prestação de Filipa Reis no Campeonato da Europa é o reflexo de um trabalho diário de excelência desenvolvido pela atleta, mas não só: “Este Europeu é o resultado do trabalho árduo da Filipa, mas também de uma equipa técnica que a incentiva a ultrapassar os seus limites todos os dias e de uma família que lhe proporciona todas as condições para ser a melhor nadadora possível. Este resultado também é deles”. Quanto ao futuro, o representante da Feira Viva não tem dúvidas: “Será brilhante, o melhor ainda está por vir”.
Ao longo de uma semana de competição, a seleção portuguesa conquistou um total de 45 medalhas. O Campeonato da Europa Open de Síndrome de Down contou com a presença de mais de uma centena de atletas oriundos de 16 países.




        



