Homem detido pela GNR por agressões e ameaças à mãe em Santa Maria da Feira

Suspeito, de 31 anos, ameaçou a mãe, de 52 anos, e o agregado familiar com uma machete e foi detido pela GNR de Santa Maria de Lamas. O tribunal decretou, entre outras medidas de coação, o afastamento da residência das vítimas e a proibição de contacto ou aproximação num raio de 500 metros.
Um homem de 31 anos foi detido no passado domingo, 20 de outubro, pela Guarda Nacional Republicana (GNR) de Aveiro, através do Posto Territorial de Santa Maria de Lamas, no concelho de Santa Maria da Feira, por violência doméstica contra a própria mãe, de 52 anos.
De acordo com a GNR, a detenção ocorreu na sequência de uma denúncia. Quando os militares chegaram ao local, verificaram que o suspeito agredia e ameaçava a vítima de forma física, psicológica e verbal. As autoridades apuraram ainda que o homem “ameaçou a mãe e o restante agregado familiar com recurso uma arma branca“, refere o comunicado da GNR.
Durante a ação policial foi apreendida uma machete, utilizada nas ameaças. O suspeito foi constituído arguido e permaneceu nas instalações da Guarda até ser presente, no dia seguinte, ao Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira.
O tribunal decretou várias medidas de coação: apresentações periódicas duas vezes por semana no posto policial da área de residência; afastamento imediato da casa das vítimas; proibição de contacto direto ou indireto com as vítimas, num raio inferior a 500 metros; e proibição de uso de armas ou objetos suscetíveis de serem utilizados em atos violentos.
A GNR reforça que a violência doméstica é um crime público e que denunciar é um dever de todos.
Quem tiver conhecimento de situações deste tipo pode apresentar queixa através dos seguintes canais:
-
Portal Queixa Eletrónica: queixaselectronicas.mai.gov.pt
-
Número de emergência europeu: 112
-
Posto da GNR mais próximo: www.gnr.pt/contactos.aspx
-
App MAI112 (para cidadãos surdos): www.112.pt
-
Aplicação SMS Segurança: www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca