Câmara da Feira tem novos serviços certificados

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira tem novos serviços certificados pela APCER, entidade que também renovou todos os processos de certificação alcançados entre 2006 e 2024. Trata-se de mais uma importante conquista no processo de modernização administrativa e desmaterialização, que reforça o compromisso do Município na prestação de um serviço de qualidade, marcado pela eficiência e transparência.
A certificação ISO 9001:2015, reconhecimento internacional que atesta a excelência dos serviços prestados, foi atribuída pela APCER, no passado dia 7 de outubro, aos serviços de Educação, Juventude e Desporto. No mesmo dia, foi ainda confirmada a manutenção da certificação que abrange mais 17 áreas da atual estrutura organizacional da Câmara Municipal.
O Município de Santa Maria da Feira tem um longo e sólido historial de compromisso com a qualidade, comprovado por sucessivas certificações ISO 9001:2015 nos últimos 19 anos.
A certificação da Biblioteca Municipal, em 2006 – a primeira biblioteca pública do país a alcançar este feito – marcou o início desta jornada e foi determinante na afirmação deste equipamento cultural como uma referência nacional no atendimento público e na gestão eficiente, mantendo os padrões de excelência há quase duas décadas.
Em 2009, foi a vez do Pelouro do Urbanismo alcançar o patamar da certificação, demonstrando organização e transparência na sua operação. Já em 2017, coube ao Pelouro de Administração e Finanças integrar a estratégia de gestão responsável e eficiente dos recursos municipais e, mais recentemente, em 2020, também o Pelouro da Cultura e Turismo conquistou a certificação, reforçando o compromisso do Município com a excelência e a inovação na oferta cultural e turística.
Em outubro de 2025, a Câmara de Santa Maria da Feira alcança mais um marco significativo neste percurso ao expandir o âmbito da certificação ISO 9001:2015 a três novas áreas – Educação, Juventude e Desporto –, passando a congregar um total de 20 processos de certificação em áreas fundamentais da gestão municipal e prestação de serviços aos cidadãos.
“Cada certificação reforça Santa Maria da Feira como referência nacional em boa governação, com serviços céleres, eficazes e centrados nas expectativas de quem vive, visita ou investe no nosso concelho”, sublinha o presidente da Câmara, Amadeu Albergaria.
A certificação da APCER, válida por três anos, com auditorias anuais, assegura elevados padrões de qualidade e melhoria contínua, proporcionando processos mais céleres, atendimento eficiente e uma oferta adaptada às expetactivas de todos, além de otimizar o planeamento e as decisões da Câmara Municipal.