GNR arranca com a Operação “Censos Sénior 2025” para reforçar proteção da população idosa

A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje, 1 de outubro, a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa que se prolonga até 16 de novembro em todo o território nacional e que visa reforçar a segurança, proteção e acompanhamento da população idosa, sobretudo a que vive sozinha ou em situação de maior vulnerabilidade. Em 2024, 1498 idosos foram sinalizados pela GNR por se encontrarem em situação de risco.
Integrada no âmbito do policiamento comunitário, a operação contempla ações de patrulhamento e sensibilização junto da população sénior, com o objetivo de promover comportamentos de autoproteção e reforçar o sentimento de segurança. A iniciativa coincide com o Dia Internacional do Idoso, assinalado a 1 de outubro, e contará com a participação de cerca de 420 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC), em estreita colaboração com parceiros locais e nacionais.
A GNR pretende, este ano, reforçar a proximidade com os idosos, alertando para os riscos de violência, burlas e furtos em residências, combatendo o isolamento social, identificando cuidadores informais e promovendo a utilização segura da internet.
1498 idosos sinalizados no distrito de Aveiro em 2024
Em 2024, a operação permitiu sinalizar 42 873 idosos em situação de vulnerabilidade e realizar milhares de ações de sensibilização – só no distrito de Aveiro foram sinalizados 1 498 idosos. Nesse mesmo ano, a Guarda dinamizou 369 ações em sala e 4 859 ações porta a porta, abrangendo um total de 31 210 idosos.
O balanço de 2025 mostra já um esforço acrescido: entre 1 de janeiro e 15 de setembro, a GNR concretizou 8 160 ações de sensibilização, das quais 569 em sala e 7 591 porta a porta.
A análise criminal demonstra a relevância da operação. No mesmo período, a GNR registou 1 942 ocorrências de burlas, 4 964 furtos e 327 roubos com vítimas idosas. A ação da Guarda levou à detenção de três suspeitos de burlas, 57 por furtos e 32 por roubos.
A Operação “Censos Sénior” integra-se no programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança”, do Ministério da Administração Interna, e constitui um compromisso da GNR em garantir um policiamento mais próximo, humano e atento às necessidades desta franja da população.
Desde 2011, ano da primeira edição, a operação tem permitido atualizar a sinalização da população idosa em maior risco, promovendo um acompanhamento continuado e estreitando a confiança entre os militares da Guarda e os cidadãos séniores.