939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quarta-feira, Setembro 24, 2025
AtualidadeCulturaDestaquesEntrevistasNotíciasRegistosVídeos

Entre tradição e futuro: Fora dos Eixos põe as marionetas fora dos caminhos óbvios

Natural de Paços de Brandão, Rui Sousa celebra em 2025 25 anos de carreira enquanto marionetista. Foto: Direitos Reservados
47visualizações

De 25 a 27 de setembro, Milheirós de Poiares volta a ser o ponto de encontro das marionetas do mundo. O VIII Festival Internacional de Marionetas Fora dos Eixos chega com uma programação vibrante que homenageia os 25 anos de carreira de Rui Sousa e traz ao público estreias imperdíveis.

Durante três dias, o Centro Cultural de Milheirós de Poiares transforma-se num palco plural, onde tradição e inovação se cruzam com espetáculos vindos de cinco países — Portugal, Inglaterra, Brasil, Itália e Espanha. Ao todo, são 19 artistas, 11 apresentações, uma exposição e várias atividades paralelas que prometem encantar públicos “dos três aos 103 anos“, garante Rui Sousa.

A oitava edição do Fora dos Eixos celebra a carreira de Rui Sousa, referência maior do teatro de marionetas contemporâneo em Portugal. O artista partilha o palco com nomes internacionais de peso, como o britânico Brian Davey e o brasileiro Marcelo Lafontana, num ciclo de encontros inéditos que junta três mestres de diferentes gerações.

Rui Sousa vai partilhar o palco com o britânico Brian Davey e o brasileiro Marcelo Lafontana, num ciclo de encontros inéditos que junta três mestres de diferentes gerações. Foto: Direitos Reservados

As estreias nacionais também marcam esta edição. A companhia italiana Nina Theatre apresenta Mettici il Cuore, uma criação poética que promete emocionar o público português. Já Marcelo Lafontana traz Peregrinação, espetáculo que funde teatro de figuras, projeção em tempo real e multimédia, revelando as possibilidades mais ousadas da marioneta contemporânea. Também em estreia em Santa Maria da Feira recebe estará um dos mais antigos e emblemáticos espetáculos de marionetas do mundo: “Mr. Punch & Judy”, uma referência incontornável do teatro popular britânico, apresentado pelos marionetistas Brian e Alison Davey, com mais de 40 anos de experiência no teatro de marionetas tradicional.

A programação nacional não fica atrás. Luís Manhita apresenta (Não) Estou sim!?, uma reflexão atual sobre o isolamento dos jovens na era digital, enquanto a Caricata Teatro convida famílias e curiosos a construir marionetas com materiais reciclados no seu workshop criativo.

A componente festiva também marcará presença, com batidas originais e ritmos envolventes com a atuação vibrante dos OHANA do Grupo Gólgota, num espetáculo cheio de energia e espírito de comunidade. O público poderá ainda visitar a exposição A Marioneta como Companheira – Um Caminho de 30 anos, com curadoria do coletivo Fio D’Azeite – Marionetas do Chão de Oliva. As manhãs e tardes de quinta e sexta-feira também prometem ser produtivas, com o público escolar a visitar o Centro Cultural de Milheirós de Poiares e a deixar-se “encantar” pela arte das marionetas.

Mais do que um festival, o Fora dos Eixos afirma-se como uma celebração das marionetas enquanto arte viva, capaz de unir culturas, técnicas e gerações. Nesta edição, Rui Sousa e os artistas convidados mostram que, mesmo fora dos caminhos óbvios, é no coração do público que o teatro de marionetas encontra o seu verdadeiro palco.

A Rádio Sintonia conversou com Rui Sousa, diretor artístico do festival, a propósito da 8ª edição do Fora dos Eixos, mas também sobre os 25 anos de carreira. Pode rever a entrevista na íntegra aqui:

Leave a Response