939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Terça-feira, Agosto 12, 2025
AtualidadeDesportoDestaquesNotíciasRegistos

União de Lamas soma um ponto no arranque do Campeonato de Portugal

União de Lamas e Resende empataram a zeros na primeira jornada. Fotos: Leonardo Silva
85visualizações

No duelo que opôs União de Lamas e Resende, prevaleceu o nulo no marcador. A turma lamacense ainda beneficiou de uma grande penalidade na primeira parte, mas não conseguiu colocar-se em vantagem. O conjunto orientado por Zé Paulo soma um ponto e prepara já o duelo com o Aparecida. 

O estádio Comendador Henrique Amorim acolheu o duelo da jornada inaugural entre União de Lamas e Resende. No final da partida, as equipas dividiram pontos. Aos microfones da Sintonia, o técnico lamacense, Zé Paulo, admitiu que a equipa acusou alguma ansiedade na estreia na temporada 2025/2026. “Sabíamos como o adversário se ia apresentar, mas não conseguimos passar para a prática aquilo que tínhamos pensado. Senti a equipa muito nervosa e ansiosa, não é fácil jogar com a questão do calor e perdemos algum discernimento. Não identificamos como tínhamos de abordar o jogo. O adversário tinha o meio campo muito preenchido com quatro jogadores e nós quisemos sistematicamente jogar por dentro, um jogo muito interior, muita perda de bola na primeira fase de construção e de ligação. Com o tempo, isso foi-nos tirando confiança e não percebemos que os espaços estavam nos corredores e que tínhamos de jogar mais na largura, muito mais por fora. Ao intervalo corrigimos e melhorámos nesse aspeto, começámos a fazer mais ligações e a tentar criar mais superioridade por fora por esses corredores e conseguimos chegar mais vezes a zonas de finalização“, analisou o timoneiro.

A turma da casa chegou a beneficiar de uma grande penalidade antes do descanso, mas o guardião do Resende negou o golo. Zé Paulo considera que esse foi um dos “momentos chave do jogo”. “Podíamos ter ido para o intervalo a vencer e isso ter-nos-ia dado tranquilidade, obrigaria o adversário a expor-se um bocadinho mais, mas daria para gerir ou para ter outro tipo de abordagem. Mérito guarda redes adversário, fez uma excelente defesa, o João bateu bem, mas não conseguiu marcar, infelizmente“, admitiu.

Com seis caras novas no 11 inicial, o técnico unionista admite que a equipa precisa de tempo para “crescer“. “O plantel renovou-se mais do que aquilo que incialmente era expectável. Precisamos de trabalhar um bocadinho mais, não tenho dúvidas de que a equipa vai melhorar, vai crescer, vamos ganhar entrosamento, perceber as dinâmicas“, realçou.

Na próxima jornada, o União de Lamas desloca-se ao reduto do Aparecida e Zé Paulo antevê um “jogo muito competitivo e muito difícil”. “Já tive a oportunidade de ver alguns jogos do Aparecida na pré-temporada, já conhecemos e identificamos algumas coisas. É um campo sintético, prevê-se que esteja muito calor, mas temos de nos adaptar as circunstâncias do jogo. Temos conhecimento, vamos tentar preparar o jogo da melhor maneira para ir lá vencer”.

Na jornada inaugural da série B do Campeonato de Portugal, Anadia e Beira-Mar dividiram pontos após o empate a zeros, o mesmo resultado registado no duelo entre Gouveia e Salgueiros. A Florgrade saiu derrotada da receção ao Vila Real (0-1), o Vila Meã venceu o Leça, por 2-1, o Alpendorada bateu o Aparecida pela margem mínima (1-0) e o Rebordosa venceu, pelo mesmo resultado, na visita ao Cinfães.

Leave a Response