Festival ibérico do Rancho Folclórico de S. Pedro de Canedo promete noite repleta de cultura e tradição

O Rancho Folclórico de São Pedro de Canedo realiza no próximo sábado, 19 de julho, o XXXIV Festival Ibérico de Folclore – Canedo 2025. O evento está inserido na Festa das Coletividades de Canedo, Vale e Vila Maior e promete uma noite recheada de tradições e cultura no Parque de Nossa Senhora da Piedade.
É no âmbito da Festa das Coletividades da União de Freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior – que decorre entre 18 e 20 de julho no Parque de Nossa Senhora da Piedade, que o Rancho Folclórico de S. Pedro de Canedo leva a cabo mais uma edição do festival ibérico.
A 39ª edição contará com a atuação do grupo anfitrião, o Rancho Folclórico de São Pedro de Canedo, mas também do Grupo Nosa Terra de Pereiras (Mos, Espanha), do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Briteiros (Guimarães), do Rancho Folclórico Santa Maria de Moledo (Castro Daire) e do Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros (Bragança)
Prestes a completar meio século de existência
O Rancho Folclórico de São Pedro de Canedo está prestes a celebrar 50 anos de existência, tendo sido foi fundado a 2 de março de 1976. É constituído por cerca de 50 elementos, na sua maioria jovens, e é de notar nas suas apresentações a pesquisa elaborada em tradições culturais da Vila de Canedo, das Terras de Santa Maria e da Região Douro Litoral. Tem no seu currículo atuações de norte a sul do país em diversos Festivais de Folclore, Festas e Romarias, bem como no estrangeiro: em Espanha, Suíça e França. Participou nos programas televisivos “Olha a SIC” em 1994 e na “Praça da Alegria” – RTP1 em 2023. É associado do INATEL e da FecoFeira.
Enquanto grupo folclórico mais representativo do nordeste do concelho de Santa Maria da Feira, “tem contribuído para o engrandecimento e divulgação do Folclore das Terras de Santa Maria da Feira, levando assim bem longe o nome da terra a que honram pertencer“, refere a coletividade em nota de imprensa.