939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quinta-feira, Maio 29, 2025
AtualidadeDesportoDestaquesNotíciasRegistos

Feira entrega 181 contratos-programa a 60 associações desportivas do concelho

251visualizações

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira entregou 181 contratos-programa de desenvolvimento desportivo a 60 associações do concelho, ao abrigo do Programa de Apoio ao Desporto (PAD 2025), num montante global que ultrapassa os 900 mil euros. A maior fatia, cerca de 330 mil euros, destina-se a suportar, na íntegra, as inscrições e os seguros dos 5220 atletas dos escalões de formação e seniores femininos de todos os clubes do concelho. Até ao fim deste ano, o Município estima investir mais de 1,7 milhões de euros em medidas de apoio à prática desportiva. O presidente da Câmara, Amadeu Albergaria, quer “um concelho liderante também no desporto”.

As verbas atribuídas, aprovadas em reunião camarária, destinam-se a apoiar a inscrição de praticantes e arbitragens; atividades regulares e pontuais; aquisição de materiais não individuais; manutenção de campos de jogos de relva natural, campos de relva sintética destinados à prática de futebol de 11, pavilhões gimnodesportivos e outros espaços de jogo (piscinas); apoio ao apetrechamento de equipamentos de desfibrilhação automática externa, equipamentos médicos, fisioterapêuticos ou de socorro; e apoio à participação em competições internacionais.

Em fase de análise encontram-se as candidaturas para a construção, modernização e requalificação de equipamentos desportivos ou infraestruturas de apoio, medida que absorverá cerca de 500 mil euros. Ainda este ano, a Autarquia vai abrir candidaturas para apoio à participação desportiva dos cidadãos com deficiência ou incapacidade e cedência de espaços desportivos.

Na sessão de entrega dos contratos-programa às associações desportivas, realizada a 27 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o vereador do Pelouro do Desporto, Mário Jorge Reis, elencou todas as medidas do PAD aprovadas pelo executivo municipal e os montantes atribuídos às candidaturas já validadas, sublinhando que o Programa de Apoio ao Desporto, lançado em 2016 com um apoio de 350 mil euros, se apresenta hoje “mais forte, mais robusto, capaz de valorizar o trabalho de todas as associações e clubes desportivos do concelho”, graças a um envelope financeiro que ultrapassa os 1,7 milhões de euros.

A encerrar a sessão, o presidente da Câmara, Amadeu Albergaria, anunciou a pretensão de avançar com uma radiografia ao desporto no concelho, capaz de sustentar a definição de políticas de saúde e bem-estar nas comunidades e a implementação de medidas ajustadas à realidade concelhia, perspetivando alcançar as metas europeias em matéria de prática desportiva. O autarca reiterou ambicionar “um concelho liderante no desporto”, a par da liderança há muito consolidada na cultura e no desenvolvimento económico.

Amadeu Albergaria agradeceu aos representantes das associações desportivas, juntas de freguesia, atletas e gabinete de desporto da Câmara Municipal, frisando que “são estes os interlocutores certos para dar continuidade ao trabalho de excelência que tem sido feito e que tantos resultados tem trazido ao longo da última década”.

Com a aplicação das medidas de apoio do PAD, a Câmara Municipal continua a apostar na prática desportiva nos escalões de formação, bem como em todos os escalões do desporto feminino; a fomentar o desporto adaptado; a promover a diversidade desportiva regular e pontual; a proporcionar melhores condições aos atletas, ao nível de materiais de treino e recintos de jogo; a criar condições de socorro nas instalações desportivas e de tratamento dos atletas; e a apoiar a participação de associações desportivas em finais absolutas de competições internacionais e/ou atletas em representação das seleções nacionais.

Leave a Response