939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quinta-feira, Maio 22, 2025
AtualidadeCulturaDestaquesNotíciasRegistos

Imaginarius questiona o legado do Progresso numa edição com 11 estreias absolutas

Le spectacle Le Grand Mire créé par la compagnie Deus ex Machina évoque l’époque des magnifique spectacles circassiens tout en l’associant à des préoccupations plus contemporaines. Présenté en première mondiale, ce spectacle met en scène 14 artistes autour d’une sphère optique hissée à 30 mètres, dont les acrobaties entrent en résonnance avec une projection multimédia qui raconte l’histoire de notre rapport à l’image, celle que reflète le miroir et celle des écrans.
91visualizações

Depois de uma edição dedicada ao Sonho (2023) e outra à Liberdade (2024), o Imaginarius prepara-se para questionar o legado Progresso – social, político, cultural e tecnológico. O festival arranca esta quinta-feira e prolonga-se até domingo, contando com 200 artistas de 17 países que vão apresentar 43 espetáculos e instalações em 15 palcos do centro histórico da cidade. 

Marcada pela estreia da primeira criação com assinatura do ICC – Imaginarius Centro de Criação, a programação deste ano aposta no cruzamento das artes de rua e do circo contemporâneo com as media arts, a dança e a música, dedicando particular atenção à temática da gastronomia. A edição de 2025 representa um investimento de meio milhão de euros e contabiliza 11 estreia absolutas e 25 estreias nacionais

Com um percurso consolidado de 24 edições, o Imaginarius é um festival de todos e para todos, acutilante, pensado para inquietar, estimular o pensamento crítico e despertar consciências. É também um convite à contemplação, ao sonho, à liberdade e à esperança.

PROGRAMAÇÃO PRINCIPAL

Mantendo o céu e a rua como palcos de referência do festival, o Imaginarius mantém-se fiel aos grandes formatos e ao clássico teatro de rua, clown, circo e performance, fortalecendo a aposta nos projetos experimentais de dança, música, circo contemporâneo e instalações, num diálogo permanente entre artistas e públicos.

Le Grande Mire, protagonizado pela companhia francesa Deus Ex Machina, é o espetáculo de grande formato que vai decorrer a 23 e 24 de maio, pelas 23h30, junto ao Tribunal. Numa projeção onírica da Humanidade, performances acrobáticas e cenografia contemporânea de rara beleza apelam à contemplação, de olhos postos no céu. A busca incessante do Homem pelo desconhecido apresenta-se materializada em números aéreos sobre tecidos, trapézios fixos e dança pendular, com teatro e videomapping projetado numa esfera gigante.

MAIS IMAGINARIUS

Sob o olhar atento de um experiente júri internacional, artistas de múltiplas geografias instalam-se em palcos inusitados para surpreender o público do festival com 20 propostas MAIS. O vencedor desta competição usufruirá de uma bolsa e regressará em 2026 para uma criação em residência no território, com estreia garantida na programação principal.

CRIAÇÕES IMAGINARIUS

Com uma aposta sem precedentes na criação artística em residência, o Imaginarius estreia dez projetos desenhados ou construídos no território, entre eles a primeira encomenda do Imaginarius Centro de Criação para o festival. Os dois selecionados da Chamada de Apoio à Criação Local e o vencedor da competição Mais Imaginarius’24 integram o cartaz.

IMAGINARIUS PRO

Artistas, programadores e diretores de festivais voltam a encontrar-se em dois espaços carismáticos para momentos de networking, sessões de pitches, conversas temáticas e partilha de experiências. No Imaginarius Centro de Criação e no Espaço PRO constroem-se parcerias sólidas para a criação artística, difusão em rede e circulação internacional.

IMAGINARIUS ACESSÍVEL

Um festival de todos e para todos. Com um percurso reconhecido de 11 anos de trabalho na área das acessibilidades, o Imaginarius continua a disponibilizar ferramentas que procuram garantir o acesso dos conteúdos aos diferentes públicos, proporcionando o melhor acolhimento nos diferentes espaços do recinto e a fruição plena da programação.

IMAGINARIUS PARTICIPA

Com mais de uma década de experiência na formação e capacitação das equipas responsáveis pelo acolhimento e orientação de públicos, o festival proporciona aos voluntários de cada edição a oportunidade de experiências únicas nos bastidores e participação em performances da programação.

SABORES IMAGINARIUS

A arte e a criatividade também são servidas à mesa durante os quatro dias do festival. Com a chancela “Santa Maria da Feira, Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO”, oito restaurantes da cidade apresentam Menus Imaginarius que privilegiam os produtos locais e sazonais e a criatividade no empratamento.

STREET FOOD IMAGINARIUS

No Imaginarius, a rua também é um palco de experiências gastronómicas. No recinto do festival, há menus tradicionais e criativos em originais veículos móveis, com opções vegetarianas e veganas, doces e salgados. Oferta gastronómica diferenciadora para desfrutar nas margens do rio Cáster, junto ao espaço lounge.

Leave a Response