939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quarta-feira, Abril 23, 2025
AtualidadeCulturaDestaquesNotíciasRegistosSociedade

COR(P)O METROPOLITANO regressa ao Porto para cantar a Liberdade

87visualizações

No próximo dia 25 de abril, pelas 18h00, o Coliseu Porto Ageas recebe a 5ª edição do COR(P)O METROPOLITANO, um espetáculo coral comunitário que reúne em palco centenas de vozes dos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP). Sob o mote “Abril, em abril”, e com direção musical do percussionista André NO e do maestro Miguel Fernandes, este concerto celebra o 25 de Abril como uma poderosa ode à Liberdade.

O COR(P)O METROPOLITANO é muito mais do que as suas apresentações públicas. Promovido pelo MATER 17 — um projeto da Área Municipal do Porto que pretende promover a cultura, a participação cívica e a identidade partilhada dos 17 municípios da região —, trata-se de um verdadeiro processo artístico de cidadania, onde a voz é símbolo de união, memória e resistência. Desta forma, a edição deste ano replica as experiências vividas no ano passado no espetáculo “Abril, em setembro” e presta homenagem aos artistas que cantaram Abril, assim como ao papel da rádio, um espaço de escuta, liberdade e transformação coletiva, como motor da revolução.

“Imbuído do espírito de celebração de Abril, este é um dos mais surpreendentes exercícios de participação ativa e livre na definição do futuro da AMP: o nosso COR(P)O METROPOLITANO. Esta é uma colaboração entre pessoas que a cantar nasceu, cresce e quer viver num projeto alimentado pela dedicação e compromisso de todos os seus intervenientes”, afirma Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente do Conselho Metropolitano do Porto.

Mauro Rodrigues, responsável pela Direção Criativa e Coordenação do projeto, acrescenta que este COR(P)O é feito, essencialmente, de encontros e o seu centro são as pessoas que dele fazem parte. “Depois de termos cantado Abril em setembro, este ano regressamos no dia em que tudo mudou – o dia em que a palavra se fez liberdade”.

Para além de André NO, o coletivo artístico multidisciplinar conta também com André Nunes, Aleksandar Caric, Inês Lapa, Isabel Rodrigues, Fátima Neto e Marisa Oliveira. O espetáculo ganha vida através do movimento coreografado por Helena Oliveira e da cenografia concebida por Beatriz Prada. Tudo acontece num ambiente visual e sonoro profundamente simbólico, onde cada detalhe convida à escuta, à memória e à partilha.

Inspirado pela Carta Metropolitana para a Cultura 2023-2028 a iniciativa afirma-se como um projeto artístico e comunitário que convida à participação artística e celebra a pertença a um território comum. Desde a sua estreia em 2021, passou pelos palcos de Espinho, Paredes e Porto, com espetáculos que cruzam património, identidade e memória e vontade coletivas, construídos a partir de residências artísticas com as comunidades locais.

O Coliseu Porto Ageas recebe este espetáculo a 25 de abril, às 18h00. A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala. Os bilhetes devem ser levantados no próprio dia do evento, na bilheteira do Coliseu Porto Ageas.

Leave a Response