Aprovado concurso público para requalificação do Centro Cívico de Nogueira da Regedoura

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira aprovou recentemente o lançamento do concurso público para a empreitada de requalificação do Centro Cívico de Nogueira da Regedoura, um investimento superior a 1,8 milhões de euros, que irá transformar o “coração” daquela freguesia, devolvendo o espaço público às pessoas, com mais conforto, funcionalidade e qualidade urbana.
Com uma área de intervenção de cerca de 15 700 m², esta empreitada irá corrigir os atuais desequilíbrios do espaço central e consolidar uma nova centralidade urbana assente num desenho mais coeso, verde e acessível.
A intervenção propõe a pedonalização parcial da Rua Joaquim Domingos Maia, entre a Igreja Matriz e a Capela do Senhor dos Aflitos, criando uma nova praça central, com espaços verdes, zonas de estar, um pequeno anfiteatro e percursos mais seguros para peões. O atual adro da Igreja será reorganizado e valorizado como espaço de encontro e de vivência da comunidade.
Ao nível da mobilidade, toda a circulação será redesenhada, com novos acessos, cruzamentos e zonas de estacionamento, incluindo dois novos parques de estacionamento públicos, várias baías de estacionamento na zona central, bem como lugares destinados a táxis e transportes públicos. Estão também previstos novos passeios, áreas ajardinadas, arborização e equipamentos de apoio, como mobiliário urbano, iluminação adequada e sinalética moderna.
Esta requalificação inclui ainda a criação de uma nova rotunda, a reformulação de arruamentos e o redesenho do espaço envolvente ao cruzeiro e ao edifício da antiga Junta de Freguesia, conferindo-lhes maior integração na malha urbana. Destaque também para a renovação das instalações sanitárias públicas e para a criação de pequenas praças e esplanadas, que contribuirão para dinamizar o comércio local e reforçar a atratividade do centro da vila.