939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quinta-feira, Abril 17, 2025
AtualidadeDestaquesEntrevistasNotíciasRegistosSociedadeVídeos

Bombeiros Voluntários de Lourosa celebram “com orgulho” 57 anos ao serviço da comunidade

179visualizações

Os Bombeiros Voluntários de Lourosa comemoram esta terça-feira, 8 de abril, 57 anos de vida. O aniversário é assinalado no próximo domingo, 13 de abril, com um dia aberto à comunidade que inclui vários momentos, entre eles a promoção de sete bombeiros, exercícios simulados ou a inauguração de uma nova ambulância. “É uma honra estar à frente de uma instituição que teve este crescimento”, realça o presidente da direção, Manuel Oliveira de Almeida. 

São 57 anos de entrega à comunidade. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lourosa celebra hoje, 8 de abril, mais um aniversário. Aos microfones da Sintonia, o presidente da direção, Manuel Oliveira de Almeida, não esconde “o orgulho” de presidir a corporação, lembrando o trabalho dos antecessores. Sempre achei que aqueles que me antecederam durante os 57 anos fizeram uma grande obra, sobretudo os fundadores. Aquilo que ali está uma coisa digna de se ver, é algo que deve orgulhar as pessoas do norte do concelho, não só as de Lourosa, mas de Santa Maria de Lamas, Fiães, Argoncilhe, todas aquelas 11 freguesias servidas pela corporação e todo o concelho“, afirma. 

Promoção de sete bombeiros vai marcar as comemorações do 57º aniversário dos BV Lourosa, no próximo domingo. Foto: DR

O dirigente sublinha que o “maior património” da instituição são os bombeiros, mas destaca também a infraestrutura que serve de casa aos soldados da paz. “São mais de dois mil metros de área coberta, 30 e tal viaturas e outros equipamentos. É uma honra estar à frente de uma instituição que teve este crescimento a partir de uma garagem do Sr. Casimiro“, recorda. O histórico da corporação acentua a responsabilidade da atual direção, considera Manuel Oliveira de Almeida. “Sinto que tenho que fazer muito mais ainda para merecer estar à altura de muitos que me antecederam ao longo destes 57 anos“, declara, lembrando que sem os bombeiros, “homens e mulheres dedicados à causa“, o projeto dos Bombeiros de Lourosa “teria morrido à nascença“. A reabilitação do edificado, a aquisição de equipamentos ou a renovação de viaturas têm estado entre as prioridades da atual direção.

O mês de abril, para a cidade de Lourosa, é sinónimo de vários festejos, entre eles o aniversário de elevação a cidade, lembra Manuel Oliveira de Almeida. Os 57 anos de história da corporação lourosense são assinalados este domingo, com um dia aberto à comunidade que vai incluir exercícios simulados, uma ação de sensibilização ao nível da condução rodoviária, a habitual formatura, a promoção de sete bombeiros e a inauguração de uma nova ambulância. “Quanto mais gente estiver, melhor, para comemorar estes 57 anos de vida do nosso corpo de bombeiros que é um orgulho para o norte do concelho e para todo o concelho de Santa Maria da Feira“, resume.

Para Pedro Borges, este será o primeiro aniversário dos bombeiros no cargo de comandante. Por isso mesmo, reconhece, a data “vai ficar na memória“. “Destaco nesse dia o que tem mais significado para mim: a promoção de sete bombeiros“, afirma aos microfones da Sintonia, deixando o convite à comunidade para estar presente nesta data marcante.

Pode rever a entrevista na íntegra aqui: 

Leave a Response