Banda Marcial do Vale vai lançar um novo CD

É o segundo álbum na história da centenária filarmónica, reúne temas atuais e uma obra inédita, e é o grande objetivo deste ano. A Banda Marcial do Vale está a preparar um novo CD, cujas gravações arrancam em final de abril. O lançamento está agendado para 5 de outubro, no Cineteatro António Lamoso.
A Banda Marcial do Vale vai lançar um novo CD, o segundo da filarmónica nos seus quase 112 anos de existência. Aos microfones da Sintonia, o maestro da banda falou sobre este projeto, que inclui temas atuais, mas também uma obra inédita realizada pelo compositor feirense, Nuno Peixoto de Pinho, autor de um tema inédito que estreou no Europarque, em janeiro, no espetáculo ‘Filarmonia da Humanidade – O Corpo em busca de Luz’ que reuniu as quatro bandas de Santa Maria da Feira. “O CD é o nosso objetivo para este ano, com um repertório muito atual, com uma obra de estreia mundial que foi encomendada ao compositor feirense [Nuno Peixoto de Pinho], que também fez a obra para o Europarque no espetáculo da Filarmonia da Humanidade. Gostei muito do trabalho dele e fiz questão de encomendar uma obra para este CD”, revela Bruno Azevedo em entrevista à Sintonia.
A filarmónica já trabalha no CD e prepara-se para “intensificar os ensaios” antes das gravações, marcadas para 25 e 26 de abril. “Tenho a certeza que vai ser um CD muito bom, muito requisitado e que também divulgará o nosso trabalho”, afirma, confiante. Uma convicção partilhada pelo presidente da Banda Marcial do Vale, Nuno Costa. “É um objetivo que tem uns 10 anos, penso eu. Foi-se deixando para trás e este ano decidimos avançar com este projeto e apostar num repertório diferente, com obras nacionais e internacionais e talvez depois tentar conseguir com este CD alguns prémios”, refere o dirigente.
A apresentação do álbum já tem data marcada – 5 de outubro – e o palco escolhido é o Cineteatro António Lamoso. “Decidimos agendar para outubro e ter também a disponibilidade de uma grande sala para fazer um lançamento realmente imponente, que é isso que acho que o CD vai merecer”, afirma Bruno Azevedo. Antes disso, há toda uma temporada de festas e romarias que prometem levar a Banda Marcial do Vale a vários pontos do país. A filarmónica aposta também este ano em novo fardamento, pelo que irá angariar verbas para esse fim. A par disso, a renovação de instrumentos é também uma prioridade da direção liderada por Nuno Costa.
Banda conquistou ouro em Valência: “Um orgulho imenso”, descreve o maestro
2024 é um ano que ficará para a história da filarmónica, do concelho e até do país. A Banda Marcial do Vale participou, pela primeira vez, no Certame Internacional de Bandas Filarmónicas de Valência e arrebatou o primeiro lugar na primeira categoria. “Foi um feito para nós e para o próprio país também, fomos a segunda banda portuguesa a conseguir a vitória. Para nós é um orgulho imenso, envolveu muito trabalho e acho que fomos premiados por esse trabalho e dedicação que tivemos não só na preparação do concurso, mas na evolução que temos tido ao longo de outros concursos onde também fomos”, revela o maestro.
Pode rever a entrevista da Banda Marcial do Vale na Rádio Sintonia aqui: