939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Domingo, Março 30, 2025
AtualidadeCulturaDestaquesNotíciasRegistos

Ator Sérgio Oliveira encarna D. Afonso V na Viagem Medieval

463visualizações

Após uma década a arrebatar multidões na Viagem Medieval, o ator Sérgio Oliveira, de 27 anos, vai vestir a pele de D. Afonso V. “Disse logo que sim, é uma grande oportunidade para mim”, reconheceu o ator. 

O anúncio foi feito esta quinta-feira pela Viagem Medieval em Terra de Santa Maria da Feira. Ao fim de uma década a arrebatar multidões na recriação histórica de Santa Maria da Feira, sobretudo no espetáculo de grande formato das 21h30, a escolha do rei da próxima edição “foi unânime“. Sérgio Oliveira não esconde que sempre acreditou que, um dia, o convite acabaria por chegar, mas não contava que fosse este ano. Por isso, nem pensou duas vezes. “Disse logo que sim, é uma grande oportunidade para mim”, confidenciou.

Formado em Teatro e Artes Performativas, Sérgio Oliveira é ator profissional, ligado ao associativismo cultural local há vários anos através da ACAL – Associação Cultural e Artística, e um rosto bem conhecido na Viagem Medieval. Foi protagonista de espetáculos marcantes como “Pedro e Inês”, que apaixonou e comoveu o público em 2017, ou “Do Amor à Vingança”, em 2018, que impactou pela sua força e intensidade. Em 2023, encenou pela primeira vez para a Viagem Medieval e não esquece como tudo começou, nem os que acompanharam nesta jornada, em particular a equipa da ACAL e o encenador Ramos Costa, que partiu em dezembro desse mesmo ano.

Sérgio Oliveira é um trabalhador compulsivo e apaixonado pelo que faz. Todos lhe reconhecem talento, mas sobretudo compromisso, foco, entrega de corpo e alma. “Entrega” é precisamente o que o ator de 27 anos promete para esta edição da Viagem Medieval, que se realiza entre 30 de julho e 10 de agosto.

D. Afonso V entrou para a história com o cognome de O Africano, por ter conquistado as praças de Alcácer Ceguer, Anafé, Arzila e Tânger, no Norte de África. Foi também o rei que criou o Condado da Feira, concedendo título a Rui Pereira, senhor da Terra de Santa Maria e de seu Castelo. Trata-se de um longo reinado de 49 anos, marcado por conquistas, conflitos de sucessão e intrigas, que vão inspirar 12 dias de animação e recriações históricas.

Leave a Response