
A GNR detetou o suspeito, de 53 anos, em flagrante e resgatou dezenas de aves que foram entregues ao Parque Biológico de Vila Nova de Gaia.
A GNR, através da Secção de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) de Santa Maria da Feira, deteve no passado domingo, 12 de janeiro, um homem de 53 anos por crimes de danos contra a natureza (venda de espécies autóctones), em Lourosa.
“No âmbito de uma ação de fiscalização, os elementos do SEPNA detetaram o suspeito em flagrante, enquanto comercializava as aves fora do enquadramento legal“, informa a GNR num comunicado. Os militares realizaram várias diligências, que culminaram no resgate de dezenas de aves: 38 pintassilgos (Carduelis carduelis), nove lugres (Carduelis spinus), sete travessos (Híbrido de Pintassilgo e milheirinha), dois rouxinóis japoneses (Leiothrix lutea), um travesso (Híbrido de Pintassilgo e pintarroxo), um verdilhão (Carduelis chloris) e um milheirinha (Serinus serinus).
Na sequência da ação foram ainda apreendidas dez armadilhas/meios de caça não autorizados. As aves apreendidas foram entregues no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia. O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira.