Mercado Municipal reabre esta sexta-feira com o mel em destaque
Após obras de requalificação, o Mercado Municipal reabre as portas esta sexta-feira, 20 de dezembro, e com o mel em destaque. O Mercado do Mel é o primeiro de vários mercados temáticos que vão acontecer no equipamento todos os meses.
A reabertura do Mercado Municipal está marcada para a próxima sexta-feira, pelas 11h e vem acompanhada de uma programação extensa e que inclui atuações diversas, conferências temáticas, recriações ou até o lançamento de uma cerveja artesanal de mel e lúpulo feirense. No dia em que se completam 65 anos desde a primeira inauguração, 20 de dezembro, o Mercado Municipal de Santa Maria da Feira reabre as portas à população e a autarquia feirense divulgou esta segunda-feira a programação que está prevista para a efeméride. “Abre com Feira do Mel, é também uma tradição que estava a desaparecer e que é uma tradição grande em particular da cidade de Santa Maria da Feira“, apontou o presidente da Câmara da Feira, Amadeu Albergaria, numa entrevista recente à Rádio Sintonia, destacando que há produção do mel também no concelho.
Lançada Cerveja Artesanal do Mel com Lúpulo Feirense
Durante a manhã, haverá animação itinerante com a participação do Orfeão da Feira, o Rancho Infantil da Componente de Apoio à Família e o Rancho Ceifeiras de Canedo. Entre as várias atividades previstas destaca-se a visita guiada ao Mercado Municipal, entre as 14h30 e as 15h, com o arquiteto Bernardo Távora, uma atividade sujeita a inscrição prévia. Também no período da tarde há uma tertúlia “Histórias do Mercado”, pelas 15h30, que junta Alfredo Henriques, Fernando Leão, Augusta Espassandim, António Assunção, Maria Carmo, Cristina Sousa e Alice Moreira.
Pelas 17h, terá lugar uma recriação dos “20 do Mel”, uma encenação etnográfica que incluirá “vendedores tradicionais com canastras, que entoam pregões enquanto artistas encenam o “roubo” do mel das talhas“.
Pelas 18h, será lançada a cerveja artesanal do mel com lúpulo feirense, uma iniciativa que inclui uma sessão de degustação e uma conversa informal com os produtores locais sobre o processo de produção e as particularidades do produto.
“No essencial, modernizámos todas as estruturas”
A obra arquitetónica, da autoria de Fernando Távora, foi recentemente reabilitada numa empreitada de cerca de 1,15 milhões de euros e que visou “preservar uma joia da arquitetura de Santa Maria da Feira“, explicou o presidente da Câmara da Feira, Amadeu Albergaria, na apresentação do novo modelo de gestão do equipamento. “No essencial, modernizámos todas as estruturas, para que este espaço retomasse o seu esplendor original“, afirmou o autarca, realçando que o objetivo foi reabilitar e preservar o edifício e não desvirtuá-lo. A reabilitação esteve a cargo de Bernardo Távora, filho do mestre que projetou o edifício em 1953.
O Mercado Municipal de Santa Maria da Feira foi inaugurado em 1959, com um projeto da autoria do arquiteto Fernando Távora e a participação do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Foi classificado como monumento de interesse público em 2012.
Programação reabertura Mercado | 20 de dezembro: