939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quinta-feira, Dezembro 26, 2024
AtualidadeCulturaDestaquesNotíciasRegistos

Pigeiros deixa-se envolver pela magia do “Natal na Aldeia” de 13 a 15 de dezembro

Chegada do Pai Natal está marcada para as 17h de sábado. Foto: DR
355visualizações

Iniciativa cumpre a 2ª edição no Largo da Igreja com o intuito de valorizar o movimento associativo local, mas não só. Um dos principais objetivos é fortalecer o espírito comunitário e prova disso é a árvore de croché, feita a várias mãos, e que já adorna o local do evento.

A magia do Natal chega ao Largo da Igreja de Pigeiros nos dias 13, 14 e 15 de dezembro com o evento “Natal na Aldeia”, promovido pela União de Freguesias de Caldas de São Jorge e Pigeiros, pela Associação Padre Osório e pelo Grupo de Jovens – Impulso Jovem de Pigeiros.

Árvore de croché simboliza a união de toda a comunidade

O “Natal na Aldeia” pretende, explica um dos elementos da organização, Tiago Afonso, valorizar o movimento associativo pigeirense, mas também fortalecer o espírito comunitário. “O objetivo é dinamizar a freguesia, unir a comunidade e já começámos isto a meio de novembro com a construção de uma árvore de Natal totalmente feita em quadradinhos de croché“, afirma, orgulhoso, em entrevista à Rádio Sintonia. A árvore já está no local do evento e simboliza “uma marca de toda a gente, de toda a comunidade”. “Desde os mais novos do jardim de infância até aos seniores do Centro Social e da Associação Padre Osório, toda a gente se uniu nesta construção“, reforça. 

Partilhar, conviver e estreitar laços

Prestes a cumprir a 2ª edição, o “Natal na Aldeia” de 2024 promete ser mais robusto que a edição zero, com “mais programação cultural e atividades um bocadinho fora da caixa“. Sendo Pigeiros uma “freguesia envelhecida” e com muitos filhos da terra espalhados por esse mundo fora, outro das metas é proporcionar à comunidade um momento de convívio, partilha e de estreitamento de laços. “Isto foi o mote para que as pessoas saiam à rua e possam estar com os familiares e amigos, que possam rever pessoas que não veem há muito tempo ou até trazer pessoas de fora da freguesia que nos queiram visitar“, realça Tiago Afonso. 

Conto de Natal escrito “à medida” promete ser um dos pontos altos

Não faltam atrativos ao longo dos três dias do Natal na Aldeia, como a presença do Pai Natal, workshops diversos, atuações, exposições de artesanato, comércio e produtos locais para degustar. Um dos pontos altos promete ser a atividade “Um Conto de Natal”, agendada para as 20h30 de sábado. Trata-se de um conto escrito exclusivamente para esta 2ª edição do Natal na Aldeia, da autoria de Tiago Afonso, e que será interpretado por Hugo Fernandes. 

Num ambiente “especial, caseiro e familiar“, o Natal na Aldeia de Pigeiros promete encantar os visitantes. Se o frio é uma preocupação, saiba que existirão duas fogueiras sempre acesas para tornar o espaço ainda mais acolhedor. As expectativas são elevadas e Tiago Afonso afirma que se o evento conseguir mobilizar a comunidade local, e também alguns emigrantes, todo o esforço já valerá a pena. O evento decorre entre 13 e 15 de dezembro, na zona envolvente da Igreja de Pigeiros.

 

Leave a Response