939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quarta-feira, Fevereiro 5, 2025
AtualidadeDesportoDestaquesEntrevistasNotíciasRegistos

“Estamos na liderança da natação adaptada em Portugal”

206visualizações

Os títulos e recordes nacionais conquistados no passado fim de semana atestam que a Feira Viva Natação Adaptada continua a competir ao mais alto nível. Sagrou-se campeã nacional de inverno em masculinos, subiu ao terceiro lugar do pódio com a equipa feminina e bateu cinco recordes nacionais. “Começam a haver poucas palavras para classificar a superação dos atletas da Feira Viva Natação Adaptada”, confessa Paulo Sérgio Pais, em entrevista à Rádio Sintonia. 

Este fim de semana, na Guarda, a Feira Viva Natação Adaptada voltou a mostrar que não há limites para a superação. A equipa masculina revalidou o título de campeã nacional de inverno, ficando à frente dos colossos FC Porto e Sporting CP, como destaca o diretor geral da empresa municipal Feira Viva, Paulo Sérgio Pais. “Começam a haver poucas palavras para classificar a superação dos atletas da Feira Viva Natação Adaptada. Conseguiram revalidar o título de campeão de Inverno. É um feito notável, para termos a noção, atrás da nossa equipa ficou o Sporting e o FC Porto, dois clubes potentes nas mais diversas modalidades“, destaca o responsável, para quem os resultados são a prova evidente que a “Feira Viva consegue estar sempre no top“.

A equipa feminina também subiu ao pódio, terminando a competição em terceiro lugar. “Estamos na liderança da natação adaptada em Portugal”, declara Paulo Sérgio Pais, que destaca um projeto que é dos atletas, das famílias e dos treinadores, estes últimos com um “trabalho duplo“. “Além de treinadores são cuidadores, têm um nível de exigência muito acima o que um habitual treinador de desporto“, realça. O ambiente familiar que envolve toda a equipa, realça Paulo Sérgio Pais, serve de catalisador. “O ambiente nos treinos, nas viagens e nas competições é algo que nos motiva para criar ainda mais condições para podermos proporcionar tudo aquilo que eles merecem“, vinca.

 

A maioria dos nadadores conseguiu atingir o pico de forma no Campeonato Nacional de Inverno

A coordenadora da Feira Viva Natação Adaptada, Carla Cardoso, está no projeto desde a primeira hora e não esconde o orgulho nos resultados conquistados desde o arranque da temporada, um início “árduo” já que a paragem entre o ciclo olímpico e a retoma dos trabalhos foi mais longa do que o habitual – durou cerca de um mês e meio. “Já há muito tempo que não tínhamos tanto tempo de paragem, foi bom para carregar baterias, mas também custoso. Setembro e outubro foram meses complicados em termos de rotinas e de recomeço de trabalho e de aptidão física“, recorda aos microfones da Sintonia. Apesar das dificuldades, a verdade é que os frutos do trabalho estão à vista, reconhece: “A maioria dos nadadores conseguiu atingir o pico de forma no Campeonato Nacional de Inverno“, constata.

A equipa masculina, que se sagrou campeã, enfrentou os seus percalços na Guarda, revela Carla Cardoso, que afirma que o desfecho da competição não era “expectável“. “Tivemos uns deslizes no final da segunda jornada, no domingo, mas no final tudo se compôs“, relatou. A pontuação revela isso mesmo, com uma curta margem entre primeiro e segundo classificados. Após a realização de 35 provas, a Feira Viva Natação Adaptada somou 230 pontos, ficando à frente de Sporting CP (228 pontos) e FC Porto (158). Já a equipa feminina, que conquistou o bronze, também teve as suas adversidades, com três baixas na competição – duas por cirurgia, uma por doença. “As quatro meninas que foram portaram-se muito bem“, classifica Carla Cardoso, que não esquece os recordes nacionais batidos pelos atletas Samuel Duarte (400m Livres PC, 100m Estilos PC e 200m Estilos PC), Rodrigo Patrício (200m Bruços PC) e Carolina Silva (200m Livres PC).

A Feira Viva Natação Adaptada já pensa na próxima competição. No fim de semana ruma a Coimbra, para participar num Torneio de Natal de piscina longa. O ano de 2025 arranca em terras de Santa Maria, com o clube a acolher mais uma edição do Troféu das Fogaceiras, no final de janeiro.

 

 

A Feira Viva Natação Adaptada é um projeto inclusivo que nasceu em 2007, em Santa Maria da Feira, com o propósito de dotar os atletas de uma forte vocação competitiva, baseada na formação e dedicação, dando a todos a oportunidade de desfrutar da emoção do desporto e da alta competição, aos mais elevados níveis, nacional e internacional. O clube tem dados cartas no plano nacional e internacional, com inúmeros recordes, títulos e troféus. Vários atletas têm também sido chamados a representar Portugal em competições europeias e mundiais.

Leave a Response