Lufthansa investe em Santa Maria da Feira e vai criar 700 postos de trabalho
A Lufthansa Technik anunciou hoje que vai construir uma fábrica de reparação de peças de motores e componentes de aviões em Santa Maria da Feira. A fábrica, localizada num terreno de 230 mil metros quadrados no Lusopark, estará concluída até 2027 e vai criar “mais de 700 empregos”.
O anúncio do grupo alemão foi feito esta segunda-feira. “Um novo capítulo começa hoje para a Lufthansa Technik: pela primeira vez na história da empresa, estamos a construir e a abrir a nossa própria localização em Portugal. É um grande prazer ter sido recebido de braços abertos aqui em Santa Maria da Feira”, afirmou Harald Gloy, COO da Lufthansa Technik. Em nota de imprensa, o responsável destaca que a localização do novo investimento é “perfeita” e se traduz num sinal “do compromisso do Grupo Lufthansa com Portugal“.
A fábrica, equipada com as tecnologias mais recentes no setor MRO (manutenção, reparação e revisão), vai nascer no parque industrial do Lusopark, mais precisamente num terreno de 230 mil metros quadrados, e permitirá criar “mais de 700 empregos“. As candidaturas vão abrir já no próximo ano.
O Ministro da Economia, Pedro Reis, também destacou a relevância do projeto para Portugal. “Representa mais um passo em direção à reindustrialização do nosso país e demonstra a confiança nas nossas infraestruturas nacionais e no capital humano, particularmente nos nossos engenheiros e técnicos altamente qualificados no setor aeronáutico“, realçou o governante.
Já Amadeu Albergaria, presidente do município de Santa Maria da Feira, salientou que o investimento do grupo alemão se traduz num “compromisso com o futuro da região e do país, criando empregos especializados, fortalecendo a comunidade económica e acrescentando valor“. O autarca não tem dúvidas de que o projeto será “um motor do desenvolvimento económico e social de toda a região”.
Lufthansa Technik cria centro de formação em 2025
Em 2025, a Lufthansa Technik vai criar um centro de formação em Santa Maria da Feira para formar os futuros funcionários da fábrica portuguesa. O objetivo é que a produção possa avançar logo após a conclusão das novas instalações. Os primeiros postos de trabalho para a nova fábrica serão anunciados online nas próximas semanas, mas a Lufthansa Technik adianta que incluem mecânicos, técnicos de eletrónica, engenheiros, gestores de processos e recursos humanos.