IEFP distingue jovens talentos da região após participação no Campeonato Nacional das Profissões
Rio Meão vai acolher a sessão de entrega de medalhas de excelência e certificados de participação aos concorrentes do Entre Douro e Vouga que participaram no Campeonato Nacional das Profissões, que decorreu em Santa Maria da Feira. O evento, promovido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), terá lugar no dia 5 de dezembro, às 14h30, no auditório do Serviço de Formação Profissional de Rio Meão.
Com esta sessão, o IEFP visa “reconhecer publicamente os jovens do Entre Douro e Vouga que alcançam o sucesso através da via profissionalizante, hoje cada vez mais valorizada pelos empregadores. Este percurso permite uma rápida inclusão no mercado de trabalho em áreas estratégicas para diferentes setores de atividade, contribuindo para o crescimento económico da região e do país“, refere a entidade.
O 46º Campeonato Nacional das Profissões, SkillsPortugal Norte 2024, decorreu entre os dias 12 e 16 de novembro, em Santa Maria da Feira, sob o tema “Onde há competência, há um Norte”. A região Norte destacou-se como a maior comitiva do evento, com 186 jovens participantes, dos quais, 89 foram medalhados.
De acordo com o Delegado Regional do Norte do IEFP I.P., César Ferreira, “o SkillsPortugal Norte 2024 teve como principal objetivo, sensibilizar jovens, famílias, empresas e a sociedade em geral, para a importância da qualificação profissional de excelência. Esta é uma via promotora de empregabilidade, produtividade e crescimento económico“.
A competição, dirigiu-se a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional, e, visou demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e ferramentas para o exercício das 59 profissões a concurso.
A avaliação foi feita através da realização de provas práticas de desempenho, segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos por peritos altamente qualificados – formadores, profissionais, empresários.
Além de reconhecer o talento, o Campeonato Nacional das Profissões também teve como objetivo selecionar os jovens mais qualificados para representar Portugal nas competições internacionais do EuroSkills 2025 e WorldSkills 2026.