Igreja Paroquial de Sanguedo acolhe concerto com organista Tomasz Nowak
É o próximo destino do Ciclo de Órgão de Tubos de Santa Maria da Feira. Após o arranque na igreja da Misericórdia, é a vez de Sanguedo receber o organista polaco Tomasz Nowak, vencedor de alguns dos mais prestigiados concursos de órgão do mundo. O concerto está marcado para domingo, 10 de novembro, às 16h. A entrada é livre.
O segundo concerto da VI edição do Ciclo de Órgão de Tubos de Santa Maria da Feira realiza-se no próximo domingo, na Igreja Paroquial de Sanguedo, às 16h. No majestoso órgão Sauer, o polaco Tomasz Nowak vai apresentar um repertório variado, desde obras barrocas a composições contemporâneas. O final do concerto promete ser marcante, já que o organista será desafiado a um momento de improvisação.
O Ciclo, promovido pela autarquia de Santa Maria da Feira, prolonga-se até 8 de dezembro. Vai ainda passar por Santa Maria de Lamas, Nogueira da Regedoura, Mosteirô e Santa Maria da Feira.
Orgão de Tubos Sauer adquirido em 2019
A Igreja Paroquial de Sanguedo possui um órgão de tubos do construtor alemão Sauer de oito registos, com um manual e pedaleira (pedaleira acoplada e com um 16’). Construído em 1996, este instrumento foi adquirido pela paróquia de Sanguedo no ano de 2019 e aí foi montado no mesmo ano. Trata-se de um instrumento, sobretudo de acompanhamento, mas que, contudo, também se presta ao reportório solístico.
Nasceu em Varsóvia onde estudou no Conservatório Frédéric-Chopin. Mais tarde, prosseguiu formação em Munique, Paris e Amesterdão. É vencedor de numerosos concursos internacionais de órgão: Liszt de Budapeste, Böhm de Lüneburg, Karl-Richter de Berlim, Bach de Wiesbaden, e do Concurso Internacional de Improvisação em Haarlem. É Professor de Órgão e Improvisação na Hochschule für Musik Detmold, onde é, desde 2001, diretor do Departamento de Música da Igreja. Como professor convidado, ensina Órgão e Improvisação na Universidade de Música Chopin em Varsóvia. É organista da Stadt-und Marktkirche St. Lamberti, em Münster, desde 1999. Leciona regularmente em masterclasses internacionais e fez parte do júri dos concursos internacionais de Órgão de Chartres e Haarlem.
Programa Igreja Paroquial de Sanguedo | 10 de novembro | 16h
Georg Friedrich Händel (1685 – 1759)
Chaconne G-Dur HWV 435
Allessandro Poglietti (? – 1683)
Obras retiradas de Il Rossignolo:
› Aria
› Capriccio per lo Rossignolo
› Aria bizzarra del Rossignolo
› Imitatione del medesimo uccello
› Aria
Bernardo Pasquini (1637 – 1710)
Toccata con lo Scherzo del Cucco
Georg Friedrich Händel (1685 – 1759)
(Obras retiradas do: Concerto Nr. 13 in F “The Cuckoo & The Nightingale”)
Adagio & Allegro
Johann Christoph Friedrich Bach (1732 – 1795)
Allegretto con Variazioni über: “Ah, vous dirai-je maman”
Tomasz Nowak
Improvisação sobre um tema dado “In loco”