Liberdade é o mote da conversa informal entre jovens e Pedro Abrunhosa
As conversas informais e inspiradoras ‘SMF Youth Talks’ regressam a Santa Maria da Feira no mês de setembro. Pedro Abrunhosa é o convidado da sessão de 15 de setembro e vai debater o tema “Liberdade(s) no século XXI”. Este sábado, 7 de setembro, o médico Hugo Rodrigues e a arquiteta Tânia Martins abordam a temática “Parentalidade antes dos 30”.
A iniciativa mantém nesta edição uma das suas marcas diferenciadoras: os locais onde vão acontecer não são divulgados publicamente e os inscritos só são informados na véspera de cada um dos encontros. Sabe-se apenas que são lugares improváveis, fora da caixa, algures no território feirense.
É no dia 15 de setembro (domingo) que Pedro Abrunhosa vem a Santa Maria da Feira esmiuçar o tema “Liberdade(s) no século XXI”, juntamente com o empreendedor Tomás Magalhães, numa conversa moderada pela jovem Francisca Mortágua, licenciada em Relações Internacionais. Cerca de uma semana antes, no dia 7 (sábado), o médico Hugo Rodrigues e a arquiteta Tânia Martins abordam a “Parentalidade antes dos 30” numa conversa conduzida pela jovem Mafalda Moreira, psicóloga e especialista em Comunicação. Ambos os temas foram propostos pelos jovens do Conselho Consultivo Jovem de Santa Maria da Feira, dinamizado pelo Gabinete da Juventude do Município.
Pedro Abrunhosa, figura cimeira da música portuguesa, construiu uma sólida carreira ao longo de mais de 40 anos, enraizada em diversas influências culturais e musicais. Palestrante ativo em eventos culturais, corporativos e Universidades, comissário em ciclos de debates em Serralves, em Oeiras, Bibliotecas Verney, Nómadas do Pensamento, é uma presença frequente no Fora da Caixa da CGD, Simpósio Fundação Bial com workshop sobre criatividade, escreve vários prefácios para obras científicas, romances, artigos de opinião para jornais e artigos para manuais escolares, dando uma visão sociocultural do outro lado do palco.
Tomás Magalhães é físico, mestre em Nanotecnologia pela TU Delft, e um empreendedor for-profit e non-profit. Em 2017 fundou o Kolkata Relief, projeto que apoia os sem-abrigo e slum-dwellers de Calcutá. Em 2020 fundou o Despolariza, espaço de podcast e canal de Youtube onde é possível aprender a discordar com mais ciência, amor e humor.
Tânia Martins é arquiteta, fundadora da Homestories, mãe de duas meninas e criadora de conteúdos. Rege-se pelo desperdício zero, tanto nos seus projetos como na educação que passa às filhas. É uma mulher que gosta de aprender sobre sustentabilidade e demonstra isso mesmo nas suas redes sociais, projetos profissionais e vida pessoal.
Hugo Rodrigues é diretor do Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, docente na Escola de Medicina da Universidade do Minho e na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e autor do projeto “Pediatria para Todos”, dedicado a todas as pessoas que lidam com crianças.
As ‘SMF Youth Talks’ destinam-se a jovens dos 16 aos 30 anos e proporcionam momentos de aprendizagem, partilha, consciencialização e crescimento. As temáticas são definidas em função de problemáticas atuais, procurando despertar a sensibilidade, reflexão e a consciência crítica.
A primeira talk é limitada a 50 jovens e a segunda a 100 participantes, estando sujeita a inscrição prévia em www.cm-feira.pt/juventude e a um valor simbólico de 4 euros por sessão, com descontos no âmbito da Política de Acesso ao Património e à Cultura de Santa Maria da Feira.