Câmara apresenta novo modelo de gestão do Mercado Municipal de Santa Maria da Feira
O Município de Santa Maria da Feira promove, dia 5 de setembro, às 18h00, uma visita à obra de requalificação do Mercado Municipal, aberta à comunidade, seguida da apresentação do novo modelo de gestão deste espaço, dirigida a potenciais operadores, presidentes de Junta/Uniões Freguesia e entidades do território ligadas ao setor.
A requalificação deste edifício, classificado como Monumento de Interesse Público e Histórico, encontra-se sobre a execução do arquiteto Bernardo Távora, filho de Fernando Távora, que projetou a obra em 1953.
“Esta é a obra da vida do meu pai que mais gosto; que mais me emociona”, afirmou Bernardo Távora, deixando como garantia que o projeto irá manter “a alma do edifício”.
O Mercado Municipal de Santa Maria da Feira, localizado no coração da cidade, inicia assim um ambicioso projeto de revitalização, que promete transformar este espaço emblemático num centro cultural e comercial dinâmico, respeitando as suas raízes históricas e culturais.
“Repusemos os azulejos, substituímos a canalização, melhorámos a iluminação, aumentámos a refrigeração das lojas. No essencial, modernizámos todas as estruturas, para que este espaço retomasse o seu esplendor original“, recorda o presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria.
Com uma história rica, que simboliza o epicentro da vida comunitária ao longo dos anos, o projeto de requalificação deste mercado, sob o lema “Uma Joia Arquitetónica”, visa preservar a sua essência e autenticidade, ao mesmo tempo que o moderniza, para atender às necessidades da comunidade contemporânea. “O mercado vai estar igual ao que era na sua origem, mas modernizado”, realça o autarca de Santa Maria da Feira.
Um dos pilares fundamentais deste projeto é a valorização dos produtos e serviços, tendo como base a capacidade dos produtores locais e artesãos, que receberão um ambiente propício para o seu crescimento, assim como ações de capacitação por parte do Município.
O objetivo é que o Mercado Municipal seja reconhecido como o destino preferencial para produtos frescos, artesanato de qualidade e especialidades regionais, mas também um ponto de encontro cultural, com uma programação diversificada de eventos e atividades que envolverão toda a comunidade. “Temos uma equipa a trabalhar num novo modelo de gestão para o Mercado Municipal, que já se encontra bastante avançado“, afirma o presidente da Câmara.
O espaço renovado promete ser um marco significativo na vida da cidade, unindo tradição e modernidade num só lugar. A conclusão da requalificação do Mercado Municipal de Santa Maria da Feira está prevista para outubro de 2024 e será marcada por várias visitas às obras, que têm como objetivo a promoção e a auscultação da comunidade local.
“Perceber os desafios deste projeto e ouvir quem viveu e quem vai viver este espaço são compromissos para com a história e a identidade deste mercado”, conclui Amadeu Albergaria.