Rancho Folclórico de S. Pedro de Canedo realiza 33º Festival de Folclore
Evento decorre no próximo sábado, 20 de julho, e traz grupos de vários pontos do país até ao Parque de Nossa Senhora da Piedade.
O Rancho Folclórico de São Pedro de Canedo volta a trazer ao nordeste do concelho o seu emblemático festival nacional de folclore, que já vai na sua 33ª edição. Desta vez, visitam as terras canedenses e feirenses o Rancho Folclórico dos Soutos da Caranguejeira – Leiria (Região Etnográfica da Alta Estremadura), o Grupo Folclórico “S. Paulo da Cruz” de Barroselas – Viana do Castelo (Região Etnográfica do Alto Minho), o Rancho Folclórico de Penalva do Castelo – Viseu (Região Etnográfica da Beira Alta/Viseu Dão-Lafões) e o Rancho Folclórico de São Pedro de Roriz – Santo Tirso (Região Etnográfica do Baixo Minho).
O Festival Nacional de Folclore do Rancho Folclórico de São Pedro de Canedo é o evento anual de referência desta associação, que em tempos idos já foi internacional, por onde já passaram os melhores grupos do panorama do folclore português.
Recorde-se que o Rancho Folclórico de São Pedro de Canedo completou este ano 48 anos de existência ao serviço do folclore e das tradições canedenses, feirenses e do Douro Litoral Sul. Representa as tradições culturais do nordeste do concelho de Santa Maria da Feira, nomeadamente a peculiaridade e a singularidade das tradições associadas ao Rio Douro que só esta freguesia feirense – Canedo – se lisonjeia de ter.
“A direção agradece aos seus elementos e simpatizantes, que são pedra basilar para a concretização de atividades desta envergadura, como também às autarquias locais – Junta de Freguesia de Canedo, Vale e Vila Maior e Câmara Municipal de Santa Maria da Feira por colocarem na sua agenda política o apoio, logístico e financeiro, a este tipo de atividades e às associações que promovem o folclore“, refere o rancho em nota de imprensa.