Lourosa e Feirense encontram-se no playoff: “Vamos alimentar o sonho mais duas semanas”
Num duelo impróprio para cardíacos, o Lusitânia de Lourosa venceu o Alverca por 3-2 e garantiu a presença no playoff de acesso à II Liga, onde irá defrontar o vizinho Feirense. Jorge Pinto promete uma equipa com “alma e crença” para carimbar a subida.
No estádio do Lourosa, o golo madrugador de Marcos Valente colocou os leões em vantagem, mas por pouco tempo. Aos oito minutos, Harramiz devolveu a igualdade ao marcador. O duelo continuou bem disputado e no final da primeira parte a turma de Alverca viu-se reduzida a 10 elementos. Após o intervalo, os locais operaram a cambalhota no marcador com tento de Luiz Miguel, mas os lusitanistas não atiraram a toalha ao chão. Goba Zapka voltou a empatar a partida e, nos instantes finais, Fábio Fortes apontou o golo do triunfo, tendo sido considerado o MVP da partida.
Com o triunfo, e o empate a zeros do Braga B, o Lusitânia de Lourosa terminou a fase de subida na 3ª posição, garantindo presença no playoff. Aos microfones da Sintonia, o técnico do Lourosa, Jorge Pinto, destacou uma “época fantástica”, com alguns percalços na reta final, e deixou a garantia. “Iniciámos muito bem esta fase, estivemos com as mãos na II Liga, como eu costumo dizer, por incompetência nossa largamos e hoje vamos alimentar o sonho mais duas semanas, com uma crença enorme, com um acreditar enorme, com jogadores sobre os quais foi dito muita coisa, mas eles vão morrer por este clube”, realçou o timoneiro. A ponta final da fase de subida não foi a desejada e o objetivo era a subida direta, admitiu o treinador, que lembrou, no entanto, que a equipa está “a fazer das melhores épocas das últimas décadas do clube”.
Jorge Pinto assume que a equipa está preparada para a exigência do desafio que tem pela frente, evocando a “resposta cabal” dada este domingo, na última jornada da fase de subida, onde os corticeiros não dependiam apenas de si para continuar na luta pela promoção ao segundo escalão do futebol português. Depois de uma fase intensa, o Lourosa prepara o playoff e Jorge Pinto sublinha que os duelos irão muito além da questão física. “Agora é com tudo o que nós temos cá dentro, é com alma, com crença, com os nossos adeptos, vamos ter de rebentar aqui com isto no próximo domingo, com a malta de Lourosa toda a puxar por nós”, sublinha. O timoneiro não esquece a “desilusão” sentida pelos adeptos nas últimas jornadas quando o sonho parecia cada vez mais distante – uma desilusão partilhada pela própria equipa –, e assegurou: “Ninguém de Lourosa quer ganhar mais do que o que a minha equipa pode querer, podem querer ganhar igual, mais não querem”.
Os duelos já têm data marcada. A 26 de maio, às 11h, o Lourosa recebe o Feirense e a 2 de junho os dois conjuntos encontram-se no estádio Marcolino Castro, pelas 17h. “Estamos no meio da luta, sabemos que é difícil, vamos com tudo, vamos até onde o nosso corpo nos deixar”, concluiu.
Independentemente do desfecho, o certo é que a II Liga contará com uma equipa de Santa Maria da Feira na época 2024/2025. O último confronto entre Feirense e Lourosa remonta à época 1986/1987, em jogo a contar para a Taça de Portugal onde os fogaceiros venceram por 1-0. O Alverca, campeão da Liga 3, também marca presença na próxima temporada na II Liga, assim como o Felgueiras, que venceu o Sporting da Covilhã por 0-2.
Jorge Pinto, técnico do Lusitânia de Lourosa
João Pereira, técnico do Alverca