Discurso Direto com Emídio Sousa: “Se há marcas que vou deixar no território são a captação de investimento estrangeiro, a situação de pleno emprego e o emprego qualificado”
Numa grande entrevista de balanço do primeiro ano do terceiro mandato, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, destaca que o maior legado que deixará ao concelho será na área da economia. “Se há marcas que vou deixar no território, são claramente a captação de investimento estrangeiro, a situação de pleno emprego e o emprego qualificado”, salientou o autarca.
A entrevista, conduzida por Nélson Pais no Discurso Direto, abordou diversas temáticas, desde a situação do PSD em Aveiro, o futuro político de Emídio Sousa, a rede viária, a saúde, o túnel da Cruz, o Centro Coordenador de Transportes, o Tribunal da Feira ou até o novo edifício dos Paços do Concelho.
Emídio Sousa faz balanço, em traços gerais, do primeiro ano de mandato. Destaca as intervenções na rede viária e a requalificação dos centros urbanos, mas também o programa de saúde preventiva que o município está a desenvolver e que vai “revolucionar a forma como vemos a saúde”.
A equipa que o acompanha no terceiro mandato à frente da Câmara Municipal.
Eusébio Coimbra Amorim lança a questão: Há falta de sintonia com o deputado António Topa Gomes? Emídio Sousa garante que não.
Distrital de Aveiro do PSD vive período “de acalmia“. Emídio Sousa considera que a nova liderança de Luís Montenegro tem ajudado a sanar divisões no partido.
E qual o futuro de Emídio Sousa? O autarca diz que tenciona permanecer em Santa Maria da Feira até ao fim do mandato, mas não exclui totalmente a hipótese de abandonar mais cedo o cargo para ingressar noutros voos. Afirma que, se houver uma crise no Governo, ponderará um eventual convite de Luís Montenegro.
Alexandra Sousa questiona qual a freguesia que Emídio Sousa escolheria para viver, se tivesse de se mudar de Fiães.
As trotinetes e bicicletas elétricas no concelho…
A ciclovia do Cáster e ainda a Viagem Medieval
Frutuoso Tomé lança questão…
Os novos Paços do Concelho
Pavilhões desportivos
O Tribunal da Feira
A Pista de Atletismo de Sanfins
O processo de desagregação das freguesias
Inflação pode condicionar obras no concelho, alerta Emídio Sousa.
Os rios do concelho, os guardiões do rio e outras políticas ambientais
Transportes públicos e o Concurso Internacional da Área Metropolitana do Porto.
O Túnel da Cruz e o Centro Coordenador de Transportes
A resposta de saúde mental no Hospital S. Sebastião
Captação de investimento estrangeiro, situação de pleno emprego e emprego qualificado são, para Emídio Sousa, marcas que vai deixar no território.
A rede viária e o Eixo das Cortiças.
A questão de Paulo Oliveira a Emídio Sousa…
Câmara vai dar mais apoios às associações culturais? Emídio Sousa responde que “as dificuldades serão para todos” e alerta que a Câmara da Feira espera um aumento considerável com os custos da energia já no próximo ano.
“Preparem-se para tempos difíceis“. O alerta do autarca à comunidade feirense.
Pode ouvir o programa na íntegra aqui.