939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Sábado, Novembro 23, 2024
AtualidadeCulturaDestaquesEntrevistasNotíciasRegistos

Serão poético-musical presta uma “justa e bonita homenagem” a Anthero Monteiro no Cineteatro António Lamoso

7visualizações
Carla Ribeiro, membro da direção da Biblioteca Pública de S. Paio de Oleiros, nos estúdios da Sintonia

‘Viagem ao Mundo da Cor’ é um serão poético-musical que propõe ao público uma autêntica “viagem à vida de Anthero Monteiro“, que partiu em abril deste ano. O espetáculo, dinamizado pela Magnólia, tertúlia da Biblioteca Pública de S. Paio de Oleiros, une poesia, música, ballet e muita cor e pretende ser uma “ode à sua memória, à sua identidade e ao seu amor ao serviço da comunidade” de S. Paio de Oleiros e do próprio concelho.

Biblioteca nasce com o objetivo de fomentar “o gosto pelo livro e pela leitura”

Carla Ribeiro, membro da direção da Biblioteca Pública de S. Paio de Oleiros, lembra que a ligação a esta instituição, fundada em 1975, começou quase desde de nascença.

A Biblioteca Pública nasce, em S. Paio de Oleiros, com o objetivo de fomentar “o gosto pelo livro e pela leitura“, recorda Carla Ribeiro. “O livro é um ‘vício’ caro, e levar o livro ao vizinho é mais comum do que se pode imaginar. A Biblioteca consegue levar o livro às pessoas da freguesia e não só“, afirma.

Ao longo do tempo, a Biblioteca Pública estendeu a sua área da atuação, muito por influência de Anthero Monteiro, relata Carla Ribeiro. “Era muito ambicioso, queria fazer mais coisas além do livro. Ele gostava de fazer espetáculos, gostava de poesia e o que ele gostava de fazer, gostava de fazer para as pessoas também aprenderem a gostar“, afirma, lembrando, por exemplo, as sessões de fado que esta instituição foi dinamizando.

Anthero Monteiro era “um apaixonado pela poesia, pelo estudo de grandes poetas e contagiou-nos com esse gosto. Começou a fazer tertúlias, primeiro fora da freguesia, e depois achou que a freguesia também devia de ser palco dessas conversas poéticas, muitas vezes acompanhadas de pequenas ceias e convívios“, conta Carla Ribeiro.

As tertúlias Magnólia…

“Esta será uma viagem à vida do Anthero”

A vida de Anthero Monteiro e o trajeto da Biblioteca Pública de S. Paio de Oleiros são indissociáveis. Por isso mesmo, a instituição presta-lhe homenagem, no dia 12 de outubro, com o serão poético-musical ‘Viagem ao Mundo da Cor’, um nome escolhido pelo próprio Anthero Monteiro no ano passado. “Achamos que manter o tema seria honrá-lo e esta será uma viagem à vida do Anthero. Vai ser uma retrospetiva de tudo aquilo que ele fez”, explica Carla Ribeiro.

Anthero Monteiro amava “piano, ballet, música, poesia, gostava muito de escrever, de ler e de história“, enumera Carla Ribeiro, que recorda que foi ele quem escreveu a Monografia de S. Paio de Oleiros. “Decidimos que a Magnólia podia ser uma passagem de todos estes momentos da vida dele“, acrescenta. O espetáculo sobe ao palco do Cineteatro António Lamoso no próximo dia 12 de outubro, pelas 21h. Carla Ribeiro espera uma plateia repleta para uma “justa e bonita homenagem”.

São várias as pessoas e instituições envolvidas na ‘Viagem ao Mundo da Cor’…

A entrevista, nos estúdios da Sintonia, abordou também a atividade recente da Biblioteca Pública de S. Paio de Oleiros, os projetos desenvolvidos e os planos para o futuro. Pode ouvir na íntegra aqui.

Entrevista Biblioteca Pública de S. Paio de Oleiros: 29/09/2022


Leave a Response