939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Sexta-feira, Novembro 22, 2024
AtualidadeDestaquesEntrevistasNotíciasRegistosSociedade

EAPN de Aveiro: “Dar de si sem pensar em si”

9visualizações
Cristina Mamede, Ana Cunha e Álvaro Gomes, da Rede EAPN de Aveiro, nos Estúdios da Rádio Sintonia.

Em 1998, o Núcleo Distrital de Aveiro da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) Portugal inicia a sua atividade com o objetivo de unir o máximo número de instituições de solidariedade social do distrito e desenvolver estratégias de intervenção social. O objetivo é combater a pobreza e a exclusão social. Álvaro Gomes, membro da mesa do Concelho Geral do Núcleo de Aveiro, da EAPN, Cristina Mamede, técnica do Núcleo de Aveiro e Ana Cunha, uma das responsáveis pelo projeto “Bairros Saudáveis”, foram os convidados de mais um programa da Rádio Sintonia, sobre a Rede Europeia Anti-Pobreza, do núcleo de Aveiro. O momento serviu para falar sobre a abrangência do grupo, com enfoque num projeto “Bairros Saudáveis” que visa dinamizar sinergias locais para promover a saúde alimentar das famílias mais carenciadas. Uma conversa moderada pela jornalista Filipa Gomes.

“Tem sido uma experiência positiva”

Há oito anos na EAPN, Álvaro Gomes conta como é que surgiu a ligação à instituição e que tem sido uma experiência positiva.

“Esta ligação surge de uma maneira muito engraçada”

Diretamente da área social ambiental para a social, Ana Cunha revela que a sua ligação ao núcleo de Aveiro surgiu de maneira engraçada.

“A minha sina é o trabalho em rede”

A atingir a maioridade na EAPN, os 18 anos, Cristina Mamede conta que viajou do Porto para Aveiro para trabalhar na Câmara Municipal e daí surgiu então a “oportunidade de trabalhar com a Rede Europeia Anti-Pobreza”.

“De dois em dois anos atualizamos uma bateria de indicadores”

Com a colaboração do Observatório Nacional da Luta Contra a Pobreza, a EAPN de Aveiro tem um retrato real das respostas que têm que dar, como explica Cristina Mamede.

“Temos que dar a cana e ensinar a pescar”

A reforçar a intervenção de Cristina Mamede, Álvaro Gomes refere que os 18 núcleos da EAPN, a nível nacional, têm a missão de ajudar e educar também as pessoas.

“Há cada vez mais pedidos de ajuda”

Depois de uma pandemia, e agora a atravessar uma guerra entre a Ucrânia e a Rússia, o mundo vive um período de instabilidade a todos os níveis. Cristina Mamede fala que os pedidos de ajuda continuam a aumentar e , principalmente, na área da alimentação.

Projeto Bairros Saudáveis

Tempo agora para falar sobre um projeto atual que a EAPN de Aveiro está a desenvolver. Os “Bairros Saudáveis” têm o objetivo de dinamizar sinergias locais para promover a saúde dos cidadãos mais vulneráveis e a saúde da comunidade, usando as respostas de apoio alimentar e a atividade física no espaço público como instrumento para promover a literacia para a saúde e fomentar sistemas alimentares locais mais sustentáveis e justos.

Parcerias: ACTUAR – Associação para a Cooperação e Desenvolvimento, Florinhas do Vouga, Banco Alimentar Contra a Fome – Aveiro, Concelho Local de Cidadãos, Câmara Municipal de Aveiro, Junta de Freguesia de Esgueira, Unidade de Saúde Pública Baixo Vouga e Grupo de Agricultores

Ana Cunha fala sobre o projeto.

“Queremos fazer um circuito agro-alimentar”

Ana Cunha explica que é através de parcerias locais que se desenvolve o projeto de ajuda alimentar a quem mais precisa.

“Ajudamos 47 famílias”

Explica Ana Cunha, acrescentando que o balanço da iniciativa é positivo.

“É possível o apoio alimentar ter outros recursos”

Cristina Mamede na sua intervenção fala de outro programa de apoio alimentar, o POAPMC – Programa Operacional de Apoio aos Mais Carenciados.

Com cerca de 50 associados, a AEPN de Aveiro tem mais representação nos concelhos de Aveiro, Santa Maria da Feira, Águeda e Ovar, como refere Cristina Mamede.

“Os associados são a alma das instituições”

Para finalizar, Álvaro Gomes deixa um alerta à população.

Pode ouvir o programa na íntegra aqui:

21072022

Leave a Response