Alunos da Escola Secundária de Santa Maria da Feira criam um projeto que dá o salto das Smart Cities para as Smart Regions
São alunos da Escola de Santa Maria da Feira e estão a desenvolver um estudo que está a despertar a curiosidade nacional. O recente projeto tem dois objetivos primordiais, ou seja, elevar o conceito de Smart Cities para Smart Regions, por outro lado, pretende criar uma camada que esteja ao serviço das populações mais rurais, como por exemplo, a monitorização de um colmeal. Fátima Pais, professora de Informática, na Escola Secundária da Feira, é coordenadora do projeto, e em declarações à Rádio Sintonia, fala num estudo que liga sensores para criar respostas.
Formar cidadãos críticos e dar a consciencializarão do papel da tecnologia que está à nossa volta é o objetivo principal do projeto inovador, como refere Fátima Pais.
Uma plataforma ao serviço do planeta e que pretende criar modelos de resposta em relação ao futuro.
Considerada “umas das alavancas de inovação do projeto”, o recurso à tecnologia Lora facilita a comunicação de dados.
Quanto ao projeto dos alunos de Santa Maria da Feira vai ser apoiado pela autarquia local. Fátima Pais deixa uma palavra de agradecimento ao município feirense.
Um trabalho feito em equipa e, por isso, Fátima Pais não esquece os intervenientes.
Um projeto sustentável que promete criar cidadãos capazes e com mais respostas para o futuro.
Foto DR