939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Quinta-feira, Novembro 21, 2024
AtualidadeDestaquesNotíciasPolíticaRegistosSociedade

Governo de Opinião debate incêndios em Portugal, meio ano de Governo PS e ainda a queda de Boris Johnson

8visualizações

No último Governo de Opinião da temporada, os incêndios em Portugal, os primeiros seis meses de Governo socialista com maioria absoluta e a queda de Boris Johnson são os temas centrais debatidos por Carlos Seixas, José Amorim e Tiago Afonso. O programa moderado por Filipe Dias abriu com a discussão sobre os postos de carregamento elétricos que vão ser implementados no concelho.

A implementação de 44 postos de carregamento elétricos no concelho…

Serão implementados 44 postos de carregamento elétrico no concelho de Santa Maria da Feira. José Amorim considera importante a medida, lembrando a meta da descarbonização. “A descarbonização é uma meta e tem de se fazer sentir também no concelho de Santa Maria da Feira. Tudo o que se vai lendo aponta para que no futuro tenhamos mais carros elétricos e menos carros a combustão e, por isso, a existência destes postos é positiva“, afirmou.

Com implementação destes postos de carregamento elétrico, o município vai perder lugares de estacionamento. Carlos Seixas lembra que “ou temos uma coisa ou outra” e alerta que “os postos de carregamento elétricos são uma necessidade”. “Claro que há perda de estacionamento, em particular na Feira, onde se vai sentir mais“, reconhece.

Tiago Afonso também entra na discussão. “De que interessa ter políticas ambientais bonitas quando sabemos que as baterias utilizadas por estes carros elétricos poluem muito mais do que o gasóleo ou a gasolina?“, questiona.

José Amorim aponta: “Se o município fizesse um inquérito à população sobre a pertinência de colocar postos de carregamento elétricos, a maior das respostas seria que não queriam“.

Como será a próxima época desportiva para as equipas de Santa Maria da Feira?

Carlos Seixas destaca que S. João de Ver “está a constituir uma boa equipa” para atacar a Liga 3, aproveitando vários jogadores do Lourosa. Quanto à turma lusitanista, o plantel está a ser feito de raiz e com os olhos apontados à subida, afirma o comentador. O Feirense tem também ajustes no plantel para competir na II Liga e Carlos Seixas realça a Divisão de Elite, onde existirão “dérbis muito interessantes”.

José Amorim realça que a Elite volta “a ter um dérbi histórico, com o embate entre União de Lamas e Espinho”. O comentador realça ainda as contratações da Florgrade, “um clube que está a investir para subir”.

Os incêndios em Portugal…


Tiago Afonso aborda a questão dos incêndios em Portugal, começando por falar sobre a limpeza dos terrenos e dos custos associados. “Esquecemo-nos muitas vezes de pensar quais os custos associados a este limpeza. Estes são números de 2018, que rondavam entre 350 a 1200 euros por hectare“, refere. “Para muitos proprietários, sobretudo no interior do país, não há condições para proceder à limpeza“, acrescenta.

Os incêndios “estão muito relacionados com a falta de política florestal efetiva“, aponta Carlos Seixas, que aborda também a questão do fogo posto, considerando que existe “falta de coragem” para encarar o problema de frente. “Têm de existir medidas que evitem o fogo posto. Estas pessoas devem ser identificadas ou indiciadas e devem ter algum tipo de controlo“, afirma. “Um político sério deve tocar nesta ferida no sentido de prevenir este tipo de incêndios“, defende.

Como estão os partidos a lidar com os incêndios em Portugal? José Amorim responde…

Meio ano de maioria absoluta do PS

Carlos Seixas aponta que “não há grande sumo a retirar” deste período de governação socialista, destacando os episódios negativos ligados à saúde e ao aeroporto. “A oposição esteve num hiato de mudança de liderança. Luís Montenegro tem feito um esforço para aparecer, comentar e falar. Na política, atualmente, é preciso estar presente nos meios de comunicação social e nas redes sociais para se ser ouvido e ter crescimento. Rui Rio nunca entendeu isto. Há uma nova oposição, mas ainda é preciso saber os resultados que vêm na prática“, diz.

José Amorim: “Se o Governo não ganhar foco novamente, será uma legislatura difícil“.

Tiago Afonso: “A luta pelo poder no PS é notória“.

A queda de Boris Johnson…

José Amorim: “A postura de Boris Johnson já dava a entender que o fim do seu percurso seria assim, atribulado”.

Tiago Afonso: “Boris Johnson foi penalizado nos detalhes”.

Carlos Seixas: “O partido Conservador estava numa situação complicada, tinha acabado de sobreviver à moção de confiança e meteu-se numa confusão que não fazia qualquer sentido”.

Tiago Afonso: “Mais uma vez os eleitores não vão poder decidir quem é o seu governante“.

O Melhor e o Pior da Semana no Governo de Opinião…

Programa completo aqui:

Governo de Opinião: 19/07/2022

Leave a Response