939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Sexta-feira, Novembro 22, 2024
AtualidadeDesportoDestaquesNotíciasRegistosSociedade

Márcio Barbosa conquistou a camisola branca do Troféu Joaquim Agostinho

8visualizações

Quatro dias de intenso trabalho culminaram na conquista da camisola branca das metas volantes por Márcio Barbosa no 45.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho. Numa edição bastante exigente e com um pelotão de alto nível, 19 equipas das quais três de categoria UCI ProTeams, a ABTF Betão-FEIRENSE terminou em 8.º lugar por equipas, destacando-se na classificação geral o 19.º lugar de Venceslau Fernandes e o 21.º lugar de Ivo Pinheiro.

Este ano, o Troféu Joaquim Agostinho voltou ao seu formato habitual do prólogo e três etapas, num total de 476,8 quilómetros iniciados no tradicional contra-relógio individual na vila do Turcifal. Ivo Pinheiro foi o corredor da ABTF Betão-FEIRENSE a pedalar o melhor tempo, fechando o primeiro dia de competição em 43.º lugar, gastando mais 34 segundos do que o vencedor Tiago Antunes (Efapel), que percorreu os 8 quilómetros em 10m23s.

Seguiram-se as etapas em linha, a primeira a ligar a Adega de S. Mamede ao Sobral de Monte Agraço, em 150,8 quilómetros, a segunda a unir Atouguia da Baleia a Torres Vedras e o seu tradicional circuito, num total de 143,2 quilómetros, e finalmente a terceira e mais longa etapa entre a Foz do Arelho e o Alto do Montejunto, de 174,8 quilómetros. Márcio Barbosa integrou a fuga das primeiras duas etapas em linha e vestiu a camisola branca de líder das metas volantes logo na primeira jornada, não mais despindo o comando desta classificação.

No Sobral, em Torres Vedras e no Montejunto, Venceslau Fernandes e Ivo Pinheiro estiveram entre os primeiros a finalizar as jornadas, a primeira a 6 segundos do vencedor Jonathan Lastra (Caja Rural-Seguros RGA) e a segunda novamente a 6 segundos do vencedor Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista). No Alto do Montejunto, com o mais exigente final desta edição, Venceslau foi 13.º e Ivo 25.º, saindo vencedor da etapa e da classificação geral Frederico Figueiredo (Glassdrive/Q8/Anicolor).

De assinalar ainda a homenagem que o Troféu Joaquim Agostinho rendeu a Micael Isidoro ao ser o corredor presente com mais participações nesta mítica corrida lusa, num total de 16.

Márcio Barbosa mostrou-se satisfeito com a conquista da camisola branca: “São muitos anos no ciclismo e é bom subir ao pódio deste Troféu! A equipa tem vindo a melhorar, todo o esforço e trabalho está agora a dar os seus resultados e esperamos estar a um bom nível na Volta a Portugal.”

Para o diretor desportivo Joaquim Andrade“esta foi uma corrida bastante positiva. As coisas não correram pelo melhor no prólogo, pois o Viktor Manakov, que era o nosso ciclista a poder ter uma prestação destacável, teve uma saída de estrada que o impediu de estar entre os primeiros lugares. Contudo, soubemos dar a volta por cima e na primeira etapa conseguimos logo alcançar a liderança das metas volantes com o Márcio Barbosa e focámo-nos nesse objetivo. O comportamento da equipa foi exemplar, todos souberam estar unidos em torno daqueles que eram os nossos objetivos. Na classificação geral, tínhamos a aposta no Venceslau Fernandes e no Ivo Pinheiro, só a falta de experiência os impediu de fazer um pouco melhor, mas estiveram bastante bem e estou satisfeito com eles e com a equipa. De corrida para corrida temos melhorado os resultados, tal como o desempenho da equipa.”

Classificação 3.ª Etapa:

1.º Frederico Figueiredo (Glassdrive/Q8/Anicolor) 4h21m54s

2.º Joan Bou (Euskaltel-Euskadi) a 44s

3.º Jose Diaz Gallego (Burgos BH) a 49s

13.º Venceslau Fernandes (ABTF Betão-FEIRENSE) a 2m09s

25.º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-FEIRENSE) a 3m23s

43.º Micael Isidoro (ABTF Betão-FEIRENSE) a 6m43s

48.º Fábio Oliveira (ABTF Betão-FEIRENSE) a 9m17s

51.º Márcio Barbosa (ABTF Betão-FEIRENSE) a 9m31s

DNF Viktor Manakov (ABTF Betão-FEIRENSE)

DNF Francisco Pereira (ABTF Betão-FEIRENSE)

Classificação Geral Final:

1.º Frederico Figueiredo (Glassdrive/Q8/Anicolor) 11h50m55s

2.º Joan Bou (Euskaltel-Euskadi) a 46s

3.º Tiago Antunes (Efapel) a 56s

19.º Venceslau Fernandes (ABTF Betão-FEIRENSE) a 13m24s

21.º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-FEIRENSE) a 4m00s

46.º Márcio Barbosa (ABTF Betão-FEIRENSE) a 14m11s

57.º Micael Isidoro (ABTF Betão-FEIRENSE) a 23m41s

60.º Fábio Oliveira (ABTF Betão-FEIRENSE) a 24m41s

Geral Equipas:

1.ª Caja Rural-Seguros RGA 35h36m49s

8.ª ABTF Betão-FEIRENSE a 13m19s

Geral Metas Volantes:

1.º Márcio Barbosa (ABTF Betão-FEIRENSE) 15

Geral Montanha:

1.º Frederico Figueiredo (Glassdrive/Q8/Anicolor) 34

21.º Venceslau Fernandes (ABTF Betão-FEIRENSE) 3

22.º Márcio Barbosa (ABTF Betão-FEIRENSE) 3

24.º Micael Isidoro (ABTF Betão-FEIRENSE) 2

Geral Pontos:

1.º Frederico Figueiredo (Glassdrive/Q8/Anicolor) 43

23.º Micael Isidoro (ABTF Betão-FEIRENSE) 2

27.º Márcio Barbosa (ABTF Betão-FEIRENSE) 1

Leave a Response