O impacto do online na adolescência: “A pandemia trouxe uma legitimação do uso das tecnologias e tornou-as omnipresentes nas nossas vidas”
‘O Impacto do Online na Adolescência’ foi o tema em debate do último programa Falar (Sobre)Tudo na Rádio, uma iniciativa que decorreu no auditório da Escola Fernando Pessoa e que contou com a participação do psicólogo Luís Gonzaga Oliveira, na qualidade de moderador, e da psicóloga especialista em psicologia clínica e da saúde, Ercília Duarte, enquanto oradora.
A pandemia da Covid-19 “veio potenciar a tecnologia” e “obrigou os jovens a viver quase todo o dia” nesta nova realidade. Mas quais os impactos do online nos mais novos? Quais os benefícios e os riscos? É possível evitar a dependência no online e nas novas tecnologias? Como? Estes foram os pontos de partida do debate promovido pelo Fórum Social da União de Freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo, em parceria com o Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, e que contou com transmissão da Rádio Sintonia.
Ercília Duarte defende que é necessário preparar as crianças e jovens para lidar com as novas tecnologias. Luís Gonzaga Oliveira acrescenta que “a pandemia trouxe a legitimação do uso das tecnologias e tornou-as mais omnipresentes nas nossas vidas“.
Com os vários isolamentos vividos nos últimos dois anos e meio, foi necessário recorrer ao ensino online, algo que trouxe oportunidades, mas também desafios, considera Ercília Duarte. Uma das mais-valias, acredita a psicóloga, foi a “maior autonomia” que conferiu às crianças e jovens na organização do seu estudo.
“Os nossos jovens precisam de aprender a pensar e aprender a responder”
“A escola tem de mudar o seu modelo?“, questiona Luís Gonzaga Oliveira. Ercília Duarte entende que as escolas “em vez de darem tantas respostas, devem fazer perguntas”. “É preciso deixar que os jovens, com a sua autonomia, procurem as respostas. Os nossos jovens precisam de aprender a pensar e aprender a responder“, afirma.
De que forma é que o online pode moldar o comportamento do jovem e que riscos existem? Ercília Duarte aponta que o bullying, a dependência nas tecnologias e o desinvestimento nas competências sociais e linguísticas são consequências negativas.
Luís Gonzaga Oliveira acrescenta que o online trouxe “a dependência da novidade” e que isso traz desafios para as escolas, como por exemplo combater a “grande resistência dos jovens de manterem a atenção por períodos mais longos“.
É possível definir o tempo ideal dos jovens no mundo tecnológico e online? Ercília Duarte diz que “depende de cada criança e jovem”.
O debate ‘O Impacto do Online na Adolescência’ está disponível na íntegra aqui. Contou com a presença de Luís Gonzaga Oliveira, psicólogo, licenciado (2007) e mestre (2008) pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, e de Ercília Duarte, Psicóloga especialista em psicologia clínica e da saúde.