Promover a saúde mental no trabalho “é um investimento, não é um custo”
Adotar boas práticas que promovam a saúde mental no local de trabalho representa um ganho e não uma despesa para as empresas e organizações. Esta foi uma das ilações retiradas do último programa Falar (Sobre)Tudo na Rádio, que debateu o tema ‘Saúde Mental no Trabalho’ com Adriana Oliveira, diretora de Recursos Humanos da Pontual, e Filipa David, diretora de Recursos Humanos e do Gabinete da Felicidade da Água Monchique.
Nunca a saúde mental foi tão falada como agora. Depois de dois anos de pandemia que trouxeram inúmeras alterações na vida das pessoas e muitas incertezas, a temática da saúde mental ganhou relevo e continua a ter espaço de debate na Rádio Sintonia, que transmite os Encontros Temáticos promovidos pelo Fórum Social da União de Freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo, em parceria com o Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga.
No último programa, realizado a 30 de março, o encontro temático centrou-se na ‘Saúde Mental no Trabalho’. Deve a saúde mental ser uma preocupação das empresas e das organizações? Adriana Oliveira e Filipa David respondem:
Que estratégias é que as empresas podem criar para manter os colaboradores motivados, resilientes e com vontade de fazer a diferença? Adriana Oliveira dá exemplos de boas práticas adotadas pela empresa Pontual, Filipa David aprofunda o conceito de Gabinete da Felicidade criado recentemente pela Água Monchique.
O programa está disponível na íntegra aqui.