Imaginarius Participa: Um programa de voluntariado que “dá asas” à juventude
Mais do que uma experiência de voluntariado, o Imaginarius Participa trabalha competências, envolve jovens de dentro e fora do concelho e cria uma ligação “que permanece até ao resto das suas vidas”. A Rádio Sintonia quis conhecer ao pormenor este projeto, liderado pelo Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira desde 2013, e que tem crescido de ano para ano.
Durante o Imaginarius, os voluntários vivem uma “experiência única“, como conta João Silva, do Gabinete da Juventude, que esteve nos estúdios da Sintonia acompanhado por Micaela Costa, Cristiana Mesquita e Abanildo Daio, jovens que participam como voluntários no festival. Aliás, o Imaginarius Participa aceita candidaturas de voluntários até ao final do mês de março. Pessoas a partir dos 16 anos podem candidatar-se e integrar uma equipa multidisciplinar do Festival Imaginarius, que regressa em pleno ao espaço público entre 26 e 29 de maio.
“O Imaginarius Participa tem vindo a crescer nos últimos anos. Tem chegado a cada vez mais jovens feirenses e de fora do concelho e até de índole internacional“, destaca João Silva, que acrescenta que o projeto, além de criar um grande envolvimento com a juventude, “cria uma ligação forte no momento e que permanece para o resto das suas vidas“.
O Imaginarius Participa é um dos vários projetos desenvolvidos pelo Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e que pretendem incentivar o envolvimento ativo dos jovens na sociedade e a sua participação em várias áreas, que vão desde a cultura e a arte, até à política.
Micaela Costa, de 23 anos e de Milheirós de Poiares, é uma das jovens que tem participado nos projetos desenvolvidos pelo Gabinete da Juventude e aconselha, vivamente, todos a passarem por uma experiência de voluntariado. “Todos nós, em algum momento da nossa vida, devemos experimentar ser voluntário“, vinca.
Abanildo Daio vem de S. Tomé e Príncipe. Completou recentemente um ano em Portugal e elogia o festival. “Eu sempre gostei de ajudar os outros e de aprender o que os outros têm para ensinar ao mundo”, afirma.
Cristiana Mesquita, de 21 anos e de Santa Maria da Feira, participou pela primeira vez no Imaginarius Participa em 2017. “Se nessa altura fazia todo o sentido contribuir para trazer um evento cultural à terra de Santa Maria da Feira, nesta altura faz ainda mais sentido, porque se há setor que mais sofreu com a pandemia foi o setor da cultura“, refere aos microfones da Sintonia.
Imaginarius Participa envolve cerca de 120 voluntários durante o festival, realça João Silva, que sublinha ainda que há voluntários que participam, desde 2013, neste programa.
Festival Imaginarius promove o acesso livre e gratuito a “espetáculos de grande qualidade“, protagonizados por “artistas internacionais altamente premiados“. O programa de voluntariado, realça ainda João Silva, permite às pessoas envolvidas colaborar em grande parte das ações do festival e nas mais variadas tarefas.
Como saber mais sobre o Festival Imaginarius e sobre o programa Imaginarius Participa? João Silva responde.
A entrevista, moderada por Filipe Dias, pode ser ouvida na íntegra aqui.