939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Sábado, Novembro 23, 2024
AtualidadeDesportoDestaquesEntrevistasNotíciasRegistos

Equipa de BTT e Cicloturismo do Lusitânia de Lourosa pedala pela “harmonia, camaradagem, amizade e convívio”

7visualizações

A secção de BTT e Cicloturismo do Lusitânia de Lourosa completa três anos de existência no dia 9 de abril e o balanço, até ao momento, é positivo. A pandemia da Covid-19 trouxe os seus desafios, sobretudo ao BTT, mas este grupo promete continuar a pedalar contra as adversidades.

Bruno Soares, diretor desportivo da secção, Joaquim Moreira, vice-diretor, Abel Mendes e Joaquim Pereira (ambos atletas), estiveram nos estúdios da Sintonia, a representar a secção de BTT e Cicloturismo do Lusitânia de Lourosa.

Bruno Soares apresenta-se e explica como nasceu o projeto em Lourosa.

Abel Mendes veste as cores do Lourosa há cerca de um ano. Destaca o apoio fundamental da direção do Lourosa, encabeçada por Hugo Mendes, e aponta que a equipa de cicloturismo está em “crescimento“. “Harmonia, camaradagem, amizade e convívio” são palavras chaves para definir este grupo.

Joaquim Pereira é veterano nestas andanças. Começou a pedalar muito novo, praticou ciclismo na Lourenço Marques e não se imagina sem a bicicleta. Aos 78 anos, é uma inspiração para a equipa.

Joaquim Moreira, vice-diretor da secção, também não é estreante no cicloturismo e realça o crescimento da secção. Entre 25 e 26 de junho, prepara-se uma viagem até Santiago de Compostela.

Mas como surge o gosto pelo cicloturismo? Bruno Soares puxa a fita atrás até 2014, altura em que começou a pedalar. “Até hoje nunca parei de andar de bicicleta“, afirma, salientando que encontrou em Lourosa todas as condições para fazer crescer a modalidade. O BTT saiu prejudicado pela pandemia da Covid-19 e, com muitas provas a serem canceladas, alguns atletas foram saindo. O cicloturismo, no entanto, está em alta, garante o dirigente.

Abel Mendes sublinha os benefícios da prática do cicloturismo. “O cicloturismo é uma modalidade que praticamos por gosto, por prazer. Para quem trabalha, encontra ao fim de semana um bocadinho para descontrair, para aliviar o stress a nível profissional e tem a oportunidade de conviver com várias mentalidades e idades“, afirma, destacando o membro mais velho do grupo, Joaquim Pereira, com 78 anos.

Aos 78 anos, onde se vai buscar energia para pedalar? O amor à bicicleta e o convívio, realça Joaquim Pereira.

Bruno Soares aponta o próximo evento na agenda, que acontece já a 24 de abril.

Recentemente, a equipa esteve presente no programa Preço Certo, da RTP, representando as cores do Lusitânia de Lourosa. Pode ouvir a entrevista, realizada no dia 10 de março, na íntegra aqui.

Entrevista Secção de BTT e Cicloturismo do Lusitânia de Lourosa – Parte 1
Entrevista Secção de BTT e Cicloturismo do Lusitânia de Lourosa – Parte 2


Leave a Response