Santa Maria da Feira estende a mão a famílias ucranianas que fogem da guerra
O município de Santa Maria da Feira prepara a receção a refugiados ucranianos e apela ao apoio da comunidade feirense “no processo de acolhimento e integração destas famílias em fuga da guerra”. A Câmara Municipal tem oito apartamentos disponíveis e há vários particulares a disponibilizarem casas desocupadas para acolher famílias ucranianas. Também as empresas têm manifestado disponibilidade para contratar ucranianos. O primeiro grupo chegou ontem a território feirense e ficou alojado em casa de familiares.
Habitação e Emprego. Estas são duas áreas fundamentais para o acolhimento de ucranianos que fogem da guerra no leste da Europa, entende o município de Santa Maria da Feira. “Estamos a planear e a organizar a receção de famílias. Já fomos contactados pelo Espaço Migrações, temos oito apartamentos disponíveis e temos vários privados a disponibilizar casas desocupadas, outros a disponibilizar quartos para acolher famílias. Estamos a fazer esse apanhado e a organizar tudo para receber essas pessoas”, esclarece o presidente da Câmara da Feira, Emídio Sousa, em declarações à Sintonia.
Ao mesmo tempo, o Gabinete de Desenvolvimento Económico do município continua a receber informações e a contactar empresas no sentido de perceber “que postos de trabalho têm para oferecer“. A oferta, refere Emídio Sousa, tem sido generosa. “Há muitos postos de trabalho para diferentes setores e a nossa intenção é mesmo essa, permitir às pessoas que venham e que tenham emprego porque pelos sinais que resultam desta guerra, deste genocídio russo, as pessoas poderão estar aqui meses e talvez até anos, por isso temos que nos preparar para um acolhimento prolongado“, realça o autarca.
Nas redes sociais, o município apela “à solidariedade e envolvimento dos feirenses” nas áreas de habitação e emprego. As pessoas devem contactar o Espaço Migrações através dos telefones 932 555 336 ou 256 336 066 ou do email centroapoioimigrante@cm-feira.pt. O Espaço Migrações está situado na Rua Jornal Correio da Feira, nº 19, Loja 2, em Santa Maria da Feira. Às 2ª, 4ª e 6ª, está aberto das 9h às 17h, às 3ª e 5ª das 9h às 19h e aos sábados, das 9h às 12h. Há interrupção para almoço entre as 13h e as 14h.
O primeiro grupo de refugiados da Ucrânia, refere Emídio Sousa, chegou ontem a Santa Maria da Feira através de uma empresa feirense e ficou “alojado em casa de familiares”.
Esta segunda-feira, nas redes sociais, o presidente da Câmara destacou que o município está a postos para acolher as famílias ucranianas. “Estamos a tratar de toda a documentação necessária e alojamento. Saúde, Educação e eventual emprego serão os próximos passos. Desde já o meu obrigado aos Feirenses que tem sido inexcedíveis neste processo“, sublinha o autarca que define, numa palavra, a onda de solidariedade que se tem assistido no concelho: “fantástica“.