939 920 920 geral@radiosintonia.pt
Sábado, Novembro 23, 2024
AtualidadeDestaquesNotíciasPolíticaRegistosSociedade

Município de Santa Maria da Feira aprova “voto de solidariedade e disponibilidade de apoio à comunidade ucraniana”

8visualizações

Voto de solidariedade e disponibilidade para com o povo ucraniano foi aprovado por unanimidade esta segunda-feira na reunião de Câmara, onde o município manifestou disponibilidade para acolher as famílias que, em fuga da guerra, se queiram instalar no território feirense. “Mobilizaremos apoios ao nível de bens de primeira necessidade, habitação, saúde, educação, ensino da língua portuguesa, formação e emprego”, destacou o presidente da Câmara da Feira.

Emídio Sousa propôs esta segunda-feira um voto de solidariedade e disponibilidade de apoio à comunidade ucraniana, que foi aprovado por unanimidade pelos eleitos do PS e PSD.

“O Município de Santa Maria da Feira, em representação de toda a comunidade feirense, expressa total solidariedade para com o povo da Ucrânia, em particular os imigrantes com origem Ucrânia residentes em território feirense, que têm sofrido à distância os efeitos de uma invasão que está a deixar marcas profundas nas populações, que repudiamos de forma veemente“, começou por ler o autarca.

“Juntos voltaremos a apoiar a comunidade imigrante da Ucrânia naquilo que for necessário e premente, para proporcionarmos o melhor acolhimento e acompanhamento às famílias que, em fuga da guerra, pretendam instalar-se no nosso concelho. Mobilizaremos apoios ao nível de bens de primeira necessidade, habitação, saúde, educação, ensino da língua portuguesa, formação e emprego”

Considerando que este é sobretudo “um tempo de agir“, o autarca reforçou que o concelho continua disponível para apoiar a comunidade ucraniana, tal como o fez em 2001, “quando as primeiras vagas de imigrantes vindos dos países de leste se instalaram” em território feirense, alavancando a primeira estrutura de apoio aos imigrantes, o espaço I, criado em 2003, e que hoje está integrado “num serviço mais abrangente e transversal de apoio aos imigrantes“.

Em circunstâncias diferentes, e certamente mais gravosas, a história repete-se e o fenómeno das migrações volta a tocar-nos a todos, enquanto governantes, cidadãos, munícipes, vizinhos e familiares“, referiu Emídio Sousa, dando conta de manifestações de solidariedade que já estão a despoletar no concelho. “Somos uma comunidade coesa e já estamos a mobilizar-nos de forma discreta, mas organizada, em estreita articulação com instituições, empresas e cidadãos, num movimento voluntário e de solidariedade que já não nos surpreende pois é característico das nossas gentes“, realçou.

Tal como nas duas ultimas décadas, o município e a sociedade feirense estarão presentes em mais este momento desafiante da vida da nossa comunidade imigrante ucraniana e plenamente integrada no nosso território. Reiteramos a nossa solidariedade, e acima de tudo a nossa disponibilidade para apoiar todos os ucranianos neste período tão difícil e tão angustiante das suas vidas“, concluiu o autarca.

O voto foi aprovado por unanimidade.

Foto: DR

Leave a Response