752 acidentes e quatro mortos na Operação Natal e Ano Novo 2021 da GNR
Entre 23 e 26 de dezembro, a GNR registou 72 crimes e 3436 ordenações nas estradas portuguesas, no âmbito da Operação Natal e Ano Novo 2021. No que toca à sinistralidade rodoviária, a GNR registou 752 acidentes, quatro vítimas mortais, 19 feridos graves e 248 feridos leves.
O objetivo da operação é “combater a criminalidade e intensificar o patrulhamento rodoviário nas vias de maior tráfico durante este período, através do esforço de patrulhamento, de forma a garantir as festividades e as deslocações em segurança, contribuindo ainda para o cumprimento das medidas necessárias à contenção da Covid19”.
Entre os dias 23 e 26 de dezembro, a GNR levou a cabo a segunda fase da operação, referente ao período do Natal. Nesta fase houve ainda um maior empenhamento da GNR em ações coordenadas de patrulhamento, fiscalização e sensibilização, tendo sido registados 72 crimes e 3 436 contraordenações, das quais se destacam:
- 154 por condução sob a influência do álcool, das quais, 56 detenções por taxa crime igual ou superior a 1,2 g/l;
- 16 detenções por condução de veículo sem habilitação legal;
- 949 por excesso de velocidade;
- 248 por falta de inspeção periódica;
- 97 pela incorreta ou não utilização do cinto de segurança ou de sistemas de retenção;
- 74 por utilização indevida do telemóvel durante a condução;
- 90 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
Relativamente à sinistralidade rodoviária, a GNR registou 752 acidentes, dos quais há a registar quatro vítimas mortais, 19 feridos graves e 248 feridos leves.
No período entre o dia 30 de dezembro e 2 de janeiro, irá decorrer a terceira fase da operação Natal e Ano Novo, pelo que a Guarda irá manter-se particularmente atenta aos comportamentos de risco dos condutores, nomeadamente o excesso de velocidade, as manobras perigosas, a correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem, a utilização indevida do telemóvel, à circulação correta na via mais à direita em autoestradas e itinerários principais e complementares, bem como à incorreta ou à não utilização do cinto de segurança e/ou dos sistemas de retenção para crianças.