Público regressa às bancadas sem testagem obrigatória desde que lotação não ultrapasse as mil pessoas em recintos abertos e 500 em pavilhões
Depois de mais de um ano sem público no desporto distrital, os adeptos têm permissão para regressar aos recintos desportivos no próximo fim de semana. Em declarações à Sintonia, o presidente da AFA, Arménio Pinho, explica que em recintos ao ar livre haverá uma lotação máxima de 1000 pessoas e em recintos fechados de 500, não sendo obrigatória a realização de testes à Covid-19. Recorde-se que este fim-de-semana se realizam as meias-finais das provas tuteladas pela Associação de Futebol de Aveiro.
A Direção Geral de Saúde emitiu, na terça-feira à noite, as normas que definem a decisão do Conselho de Ministros, que antecipou de 14 para 11 de junho a nova fase de desconfinamento, onde se previa a lotação de 33 por cento dos recintos desportivos. Não é necessário teste à Covid-19 se o número de pessoas for inferior a mil em espaços ao ar livre, ou a 500, no caso de recintos desportivos fechados. Caso se ultrapasse esta lotação, diz a DGS, é necessária a realização de testes à Covid-19.
Contactado pela Sintonia, o presidente da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), Arménio Pinho, confirmou que o público está de regresso às bancadas no próximo fim de semana e que já está tudo a ser agilizado com os clubes. A AFA deve emitir hoje um comunicado sobre este regresso dos adeptos às bancadas.
Arménio Pinho diz que o regresso do público às bancadas é positivo, mas aponta que a decisão “peca por tardia”.
Arménio Pinho critica a falta de “articulação” entre Governo e Direção Geral de Saúde no final da semana transata. A antecipação da fase de desconfinamento previa o regresso do público às bancadas já no fim de semana passado, mas a DGS, diz o dirigente, demorou vários dias a emitir as normas concretas.
*Atualização 18h30 17/06/2021
Entretanto, a AFA já publicou o comunicado sobre a presença de público nos recintos desportivos. No mesmo é referido que “será permitida a presença de público em todos os jogos das competições amadoras, com um limite máximo de 33 % da lotação do recinto, nos Concelhos que não ultrapassam o limite semanal de 120 infeções por 100.000 habitantes, em conformidade com as atualizações semanais emanadas pela Direção Geral de Saúde”.
A AFA acrescenta que “não será permitida a presença de público, nos concelhos que ultrapassam o limite semanal de 120 infeções por 100.000 habitantes”.
“Sempre que o número de participante/espetadores seja superior a 1000, em ambiente aberto, ou superior a 500, em ambiente fechado, devem ser realizados rastreios laboratoriais a todos os intervenientes nos termos definidos naquela orientação e em todas as demais anteriores orientações que se encontrem em vigor emanadas pela Direção Geral de
Saúde”, pode ler-se no comunicado.
“A presença de público deverá, por isso, ocorrer sempre dentro daqueles requisitos e com o uso permanente de máscara, distanciamento social entre elementos que não pertençam ao mesmo agregado familiar, sendo da exclusiva responsabilidade do Clube visitado a garantia e exigência de cumprimentos de todas as demais normas emanadas pela Direção Geral de Saúde”, conclui a AFA.
Comunicado da AFA na íntegra aqui
Foto: Direitos Reservados