Cerca de 30 alunos do ensino secundário profissional do concelho de Santa Maria da Feira vão realizar estágios de um mês em Espanha, no âmbito dos projetos europeus ‘Oportunidades Formativas: Feira+Europeia’ e ‘Europa sem Fronteiras’. Os contratos de mobilidades para fins de aprendizagens foram assinados pelo presidente da Câmara, Emídio Sousa, e pelos alunos beneficiários, numa sessão realizada a 10 de maio, no Europarque.
Os alunos selecionados frequentam o 11º e 12º anos do ensino secundário profissional dos agrupamentos de escolas de Arrifana, Coelho e Castro e Santa Maria da Feira, bem como da Escola Profissional de Paços de Brandão. Durante um mês, beneficiarão de uma experiência profissional em empresas de Barcelona, Málaga, Sevilha e Gijón, perspetivando alargar horizontes num contexto laboral e social diferente do que conhecem.
Espanha foi o país privilegiado pelo consórcio de Santa Maria da Feira para esta edição das mobilidades Erasmus+, tendo em conta os benefícios da proximidade geográfica no atual contexto pandémico. Os participantes são alunos de sete cursos profissionais distintos: Técnico de Juventude (Arrifana); Técnico de Cozinha e Pastelaria e Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (Santa Maria da Feira); Técnico de Informática: Instalação de Redes e Técnico de Animação Sociocultural (Coelho e Castro); Técnico de Vendas e Técnico de Comunicação, Relações Públicas, Marketing e Publicidade (Escola Profissional de Paços de Brandão).
Os projetos europeus ‘Oportunidades Formativas: Feira+Europeia’ e ‘Europa sem Fronteiras’ resultam de um consórcio, coordenado pelo Município de Santa Maria da Feira, que integra as escolas profissionais dos agrupamentos de Arrifana, Coelho e Castro, Santa Maria da Feira e Escola Profissional de Paços de Brandão, ao abrigo do programa europeu ‘Erasmus+ Ensino e Formação Profissional’, que apoia estágios no estrangeiro para estudantes atualmente matriculados no ensino e formação profissionais. Os estagiários são acolhidos num local de trabalho correspondente à sua área de formação, realizando períodos de aprendizagem em contexto laboral considerados parte integrante dos seus estudos e programas curriculares.
Para além de proporcionarem uma experiência profissional enriquecedora, os estágios Erasmus+ possibilitam que os alunos melhorem ou aperfeiçoem as suas competências linguísticas, interculturais e de comunicação, potenciando ainda a aquisição de competências transversais, como o espírito empreendedor, altamente valorizadas pelos empregadores.